Banca de DEFESA: CARLA LUEDY REGO

DISCENTE: CARLA LUEDY REGO
DATA: 29/08/2016
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE LETRAS - DAPARTAMENTAL II, ANDAR SUPERIOR.
TÍTULO: Mídias Sociais e Etnografia Social - o blockbuster norte-americano Jogos Vorazes enquanto delimitador espacial em ambiente virtual para a construção de uma observação antropológica a partir da mídia Facebook.
PALAVRAS-CHAVES: Imagens. Indústria Cultural. Cultura de Massas. Sociedades Multiculturais. Mídias Sociais. Etnografia da Recepção.
ÁREA: Antropologia

Esse trabalho constroi uma observação antropológica a partir da análise e catalogação de comentários publicados na mídia social Facebook, a partir do recorte viabilizado por uma determinada comunidade virtual. Tal comunidade foi escolhida em virtude de seu tema central, o blockbuster norte-americano Jogos Vorazes, lançado em formato fílmico no ano de 2012 e amplamente comercializado e divulgado no Brasil. Inicialmente construímos uma breve retrospectiva histórica sobre as diversas problemáticas que giram em torno da utilização das imagens em pesquisas acadêmicas bem como em trabalhos científicos, em virtude de suas formas de concepção e de utilização pelos indivíduos até então. O filme escolhido enquanto recorte espacial possui enquanto tema central um “Reality Show”, fenômeno televisivo extremamente contemporâneo e encontra-se inserido dentro do que alguns autores denominaram Indústria Cultural e sua resultante cultura de massa, o que nos leva a uma discussão a respeito da mesma e seus dispositivos constitutivos. Montamos um panorama histórico para viabilizar a compreensão das sociedades atuais, bem como para justificar uma suposta orientação do gosto cinematográfico das massas nas mesmas, mais especificamente o gosto do brasileiro e a preferência dos títulos norte-americanos. O despontamento do modelo capitalista de economia liderado pelos Estados Unidos da América pós-guerras, e o atrelado desenvolvimento da indústria cinematográfica Hollywoodiana, são considerados fatores determinantes para a difusão mundial das suas produções cinematográficas. Além disso, são discutidos os efeitos da difusão massiva de filmes norte-americanos em países de economia considerada por alguns autores, subdesenvolvidas, como no caso do Brasil. Finalmente, abordamos o surgimento das redes sociais, em especial da mídia social escolhida enquanto campo de observação virtual, o Facebook, a qual possui origem norte-americana e está situada entre as três mídias sociais mais utilizadas pelos brasileiros com acesso à internet atualmente, evidenciando as diversas possibilidades de manifestações sociais dos indivíduos que se apresentam tanto enquanto membros participantes quanto produtores e divulgadores de discursos diversos. A partir de toda essa abordagem histórico-cultural, esse trabalho promove a elaboração de uma etnografia da recepção através da observação dos comentários publicados por indivíduos dentro de uma comunidade da mídia social Facebook.

Presidente - 1362715 - LUIZ GUSTAVO PEREIRA DE SOUZA CORREIA
Externo ao Programa - 1692380 - ANA ANGELA FARIAS GOMES
Externo à Instituição - RONALDO NUNES LINHARES

Notícia cadastrada em: 15/08/2016 15:09