Banca de DEFESA: YERSIA SOUZA DE ASSIS

DISCENTE: YERSIA SOUZA DE ASSIS
DATA: 23/06/2014
LOCAL: Auditório da Pósgrap DID II andar superior.
TÍTULO: A EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: OS CURSOS DE DIREITO E MEDICINA
PALAVRAS-CHAVES: Ações Afirmativas; Cotas Sociais; Cotas Raciais; Ensino Superior; UFS
ÁREA: Antropologia

Este trabalho tem por finalidade fazer uma análise sobre como as ações afirmativas, sobretudo as cotas, são um condicionante nas relações sociais no Brasil, em especial nos contextos acadêmicos, lugar de excelência e prática deste recurso. Desta forma, este trabalho pretende discutir como são constituídas as experiências dos estudantes que utilizam o sistema de reserva de vagas nos cursos de Medicina e Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e suas relações com o universo acadêmico. A escolha dos respectivos cursos se deu por conta do status social que os mesmos carregam em si, além de serem as duas aéreas de saber com maior disputa de vagas na Universidade Federal de Sergipe, quando contabilizado os vestibulares das últimas décadas. Através do trabalho de campo, aplicação de questionários e entrevistas buscou-se compreender que experiências narrativas estão sendo construídas por esses estudantes cotistas e não cotistas sobre o tema. Ressalta-se que a construção que se buscou fazer do processo da política de cotas e das ações afirmativas enquanto fenômeno passou tanto pelas narrativas dos sujeitos que fizeram uso do sistema, como também dos que não fizeram uso do mesmo diretamente. Desta forma, esta dissertação almeja entender as cotas enquanto fator condicionante presente na experiência narrativa dos estudantes das graduações de Medicina e Direito e os implicativos dessa questão, sobretudo quanto aos sentidos empregados por eles às ações afirmativas, vinculadas às percepções de justiça, igualdade, educação, escola pública, meritocracia, e por fim de desigualdade social e racial. A partir de um planejamento metodológico que elegeu a entrevista e a construção do campo como fatores imprescindíveis para o êxito da pesquisa, busca-se entender como as relações sociais pós-cotas e os seus sentidos estão sendo estabelecidos no contexto da UFS. Devemos destacar que as experiências e as narrativas que se busca compreender não passam apenas pelo comportamento e pela fala dos estudantes, mas também dos outros membros da comunidade acadêmica, como os professores.

Presidente - 2512859 - FRANK NILTON MARCON
Interno - 1354855 - HIPPOLYTE BRICE SOGBOSSI
Externo à Instituição - ILKA BOAVENTURA LEITE

Notícia cadastrada em: 29/05/2014 11:11