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Banca de QUALIFICAÇÃO: ROGÉRIO TENÓRIO DE AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROGÉRIO TENÓRIO DE AZEVEDO
DATA: 13/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO: CONDIÇÃO PÓS-MÉTODO E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de inglês, Formação de professores, Métodos.
PÁGINAS: 146
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

Este trabalho tem por objetivo analisar, pelas perspectivas pós-método, as percepções e atitudes de três professores/as de língua inglesa dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Aracaju-SE a respeito de sua própria formação inicial e continuada, bem como de suas práticas pedagógicas no ensino do idioma. A metodologia envolveu a aplicação de um questionário, seguido de entrevistas semiestruturadas com os referidos docentes. Para análise, utilizamos como referencial teóricos os trabalhos de Kumaravadivelu (1994, 2001, 2003 e 2008). Os dados coletados mostram que, embora as perspectivas pós-método no ensino de línguas datem do final dos anos 1990, não fazem parte da formação inicial ou continuada dos professores participantes. Em contrapartida, persiste a priorização do ensino de gramática e leitura como principais habilidades, embora já se possa notar a inserção de outros campos como o ensino de cultura. Com as restrições de ordem estrutural e pedagógica, os professores encontram como alternativa a mescla entre o que aprenderam em sua formação e adaptações feitas durante o processo de ensino, assim, é possível perceber aproximações e distanciamentos entre as percepções e atitudes dos professores e alguns dos postulados da teoria pós-método. Concluímos pela necessidade, no âmbito da rede municipal de Aracaju, de um processo contínuo de formação mais específico para professores de língua inglesa, que capacite os docentes a elaborar estratégias que possam contribuir para o alcance de seus objetivos pedagógicos, mas que sejam fundamentadas em um pragmatismo de princípios, em vez de serem baseadas em métodos ou em um ecletismo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1324031 - VANDERLEI JOSE ZACCHI
Externo ao Programa - 2329868 - ANA KARINA DE OLIVEIRA NASCIMENTO
Externo à Instituição - WALKYRIA MARIA MONTE MOR

Notícia cadastrada em: 10/09/2021 19:59
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