Banca de DEFESA: FERNANDA GABRIELLE COSTA RODRIGUES

DISCENTE: FERNANDA GABRIELLE COSTA RODRIGUES
DATA: 27/04/2021
LOCAL: meet
TÍTULO: Variação na regência de complementos locativos de verbos de movimento na fala de universitários da UFS
PALAVRAS-CHAVES: Verbos de movimento; Regência verbal; Variação; Preposição; Deslocamentos
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia

Desde o latim, as preposições a, para e em variam na introdução dos complementos locativos de verbos de movimento do tipo de ir, vir, chegar e levar, como em “voltei à/na/pa ra a universidade”. No português brasileiro, esse fenômeno é associado à escolarização do falante, a preposição para é a mais produtiva, variando com em, e a está em processo de desuso, mas esse processo é mais lento em contextos muito escolarizados (MOLLICA, 1996; RIBEIRO, 1996; VALLO, 2003; WIEDEMER, 2008). A ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil permitiu contatos entre estudantes de diferentes regiões, que reverberam na língua. Na Universidade Federal de Sergipe, os estudantes são provenientes de diferentes regiões do estado e da circunvizinhança, e essa diversidade configura-se como um fator dialetal que pode interferir na variação da regência de complementos locativos de verbos de movimento. Assumimos a perspectiva da Teoria da Variação e Mudança Linguística WEIREINCH; LABOV; HERZOG, 2006[1968]; LABOV, 2008[1972], 1978, 1994) para analisar a alternância de preposições na regência dos verbos de movimento. O corpus é a amostra Deslocamentos (2019/2020), composto por amostras coletadas com estudantes da Universidade Federal de Sergipe que compõem o banco de dados Falares Sergipanos (FREITAG, 2013). Controlamos os efeitos do deslocamento, tempo no curso e sexo (variáveis sociais) e de configuração do espaço, definitude, determinação, traço de permanência, narratividade do discurso, verbo e material interveniente (variáveis linguísticas), por meio de testes de associação e por análise de árvore de inferências condicionais, técnica aplicada para identificar padrões de comportamento linguístico semelhantes (FREITAG, PINHEIRO, 2020; FREITAG, et al. 2021). Foram identificados 1041 contextos de complementos locativos de verbos de movimento, dos quais 71% regidos pela preposição para, 24% pela preposição em e 5% pela preposição a. Os efeitos das variáveis linguísticas seguem os padrões identificados nos estudos anteriores, reforçando o caráter de mudança em curso do fenômeno. A análise da árvore condicional apresenta evidências da categorização das preposições para e em em domínios funcionais diferentes, constituindo-se como como estratégia de desambiguização para indicar a maior ou menor permanência em locativos em que não é possível inferir, pragmaticamente, o tempo de demora. Quanto aos efeitos dialetais, controlados por meio do deslocamento dos falantes, estudantes do interior, que vem para a universidade e voltam para suas casas diariamente, fazem maior uso da preposição em, com 26%. Já os estudantes que vieram do interior para morar na capital sergipana para estudar apresentam 22%, enquanto os estudantes da capital apresentam 20% de ocorrência da preposição em. Da comunidade externa à Sergipe, estudantes alagoanos apresentam comportamento linguístico similar ao padrão da capital sergipana, 19% de uso de em, enquanto estudantes baianos apresentam um comportamento divergente, 35% de uso de em, sugerindo um efeito de áreas dialetais para a dinamização da mudança.

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Externo ao Programa - 3043502 - ROANA RODRIGUES
Externo à Instituição - VALÉRIA VIANA SOUSA

Notícia cadastrada em: 23/04/2021 06:37