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Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE SILVA SANTOS
DATA: 16/01/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório de Letras
TÍTULO: ANÁLISE DISCURSIVA DAS PROPOSTAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA AS LICENCIATURAS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: DCNs; discurso; sentido; formação docente.
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

São grandes as transformações sociais, políticas e econômicas pelas quais o Brasil tem passado nos últimos anos e, obviamente, com reflexos em todas as áreas da sociedade. Na educação escolar, campo de formação dos indivíduos, essas mudanças são “propostas” por meio da legislação que regulamenta o ensino e que apresenta um discurso de atendimento às novas demandas sociais. No conjunto da legislação sobre a formação de professor da Educação Básica, foram aprovadas e homologadas em 2015 as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para as Licenciaturas. Esse documento propõe uma política de formação e de valorização do magistério em um contexto político e econômico que contradiz a própria legislação e, por isso, é pertinente uma análise discursiva do documento e dos sentidos produzidos a partir da sua publicação. Assim, essa pesquisa tem como objetivo principal desvelar os sentidos presentes no funcionamento do discurso sobre a formação de professores nas DCNs empregando a instrumentação teórica da AD francesa. Utilizaremos como aporte teórico Pêcheux (1990, 2010, 2014, 2015), que funda a teoria de leitura não subjetiva e alicerça o discurso como materialidade histórica acessada através dos textos; Althusser (1998); Orlandi (2015,2014,2000); Foucault (2007), como também os estudos que envolvem o campo da educação, voltados para formação do professor e para as bases que fundamentam a legislação educacional em vigor, dispostos por Libâneo (2010, 2012) e outros autores, cujas críticas contribuem para elaboração do nosso trabalho. Selecionamos como objeto de análise o discurso sobre a formação do professor, presente nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais. Para atender ao objetivo de nossa pesquisa, selecionamos como corpus as sequências discursivas contidas na Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015 e elaboramos as questões a seguir para nortear nossa análise, quais sejam: a) Como se apresenta a proposta de formação de professores nas novas diretrizes? b) Em que contexto essas DCNs foram/estão sendo apresentadas? c) Quais são as posições-sujeito ocupadas pelos interlocutores? d) Que formações discursivas/ideológicas estão envolvidas nessas propostas? e) Quais efeitos de sentido presentes nas propostas/políticas sobre a concepção atual de docente? Constatamos, preliminarmente, a retomada de “já ditos” em propostas que se colocam como solução para atender as novas demandas sociais da profissão docente e que se relacionam a outros discursos fortemente influenciados pela concepção da política neoliberal do capital, manifestos por meio da formação discursiva de mercado, ocupada pela posição-sujeito que detém o poder para instituir as normativas do ensino e disciplinar os indivíduos.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6426475 - MARIA LEONIA GARCIA COSTA CARVALHO
Interno - 1198351 - WILTON JAMES BERNARDO DOS SANTOS
Interno - 1305011 - FABIO ELIAS VERDIANI TFOUNI
Externo ao Programa - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO

Notícia cadastrada em: 20/11/2017 12:13
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