Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORENA GOMES FREITAS DE CASTRO
DATA: 10/04/2017
HORA: 09:00
LOCAL: a definir
TÍTULO: O GÊNERO MEME: uma análise referencial de textos multimodais
PALAVRAS-CHAVES: Memes Digitais. Referenciação. Objeto de discurso. Texto multimodal.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:
Todo ato de linguagem resulta de um jogo entre o implícito e o explícito (CHARAUDEAU, 2008). Por isso, essa atividade nasce de situações de discurso específicas que se realizam a partir dos processos de produção e de interpretação intrínsecos ao contexto social, histórico e cultural (BAKHTIN, 2003[1979]). A comunicação tem evoluído da sua forma mais primitiva, aperfeiçoando-se e, consequentemente, passando pela invenção de várias tecnologias, até chegar a novos mecanismos midiáticos entremeados pelo mundo digital e desenvolvidos na contemporaneidade (das pinturas rupestres às placas de madeira/argila, aos pergaminhos, ao códex, aos livros, aos computadores, aos tablets etc.). Momento este em que essa hibridização de linguagens ganha uma nova dimensão (BRAGA, 2013). Esse redimensionamento amplia as formas de comunicar e, consequentemente, permite o surgimento de novos gêneros textuais que operam em função do contexto cultural (MARCUSCHI, 2008). O meme é um gênero simbólico no que diz respeito ao ambiente digital na atualidade. Entre tantos outros que fazem parte do universo da pesquisa, é importante que este gênero seja mais estudado, pois alude a configurações textuais e práticas sociodiscursivas que refletem a cultura do indivíduo na atualidade. Nessa perspectiva e com base em Lévy (1999), Shifman (2014), Mondada e Dubois (2003), Cavalcante e Custódio Filho (2010), Cavalcante (2015), Koch e Elias (2016b), Kress e Van Leuween (2001), Xavier (2009), dentre outros, buscamos, nesta pesquisa, analisar como os objetos de discurso são (re)ativados, no gênero meme digital, durante a interação dos sujeitos na/para a construção dos sentidos de textos multimodais à luz do sociocognitivismo e/ou sob a perspectiva atual dos estudos da Linguística de Texto. Para tanto, defendemos que a configuração textual multissemiótica, no gênero meme é, na maioria das vezes, recorrente em meios virtuais, sob uma representação multimodal, encapsulando informações e/ou porções de textos, na medida em que indicam críticas, posicionamentos ideológicos ou, ainda, criam efeitos de humor. Desse modo, atribuímos a essa pesquisa natureza qualitativa porque consideramos sua produção em ambiente de inteligência coletiva e de rápido compartilhamento dessas informações, isto é, alto grau de interação entre os sujeitos. O corpus utilizado nesta pesquisa, memes digitais, foi selecionado do site museu de memes, tomando por referência que o universo social é culturalmente compartilhado entre os interactantes do processo sociocomunicativo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1264245 - GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA
Interno - 6426475 - MARIA LEONIA GARCIA COSTA CARVALHO
Interno - 3443837 - MARIA EMILIA DE RODAT DE AGUIAR BARRETO BARROS
Externo ao Programa - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
Externo ao Programa - 2184482 - LILIAN CRISTINA MONTEIRO FRANCA