Banca de DEFESA: ROSANGELA BARROS DA SILVA

DISCENTE: ROSANGELA BARROS DA SILVA
DATA: 06/12/2016
LOCAL: Auditório de Letras
TÍTULO: Marcadores discursivos interacionais na fala de adolescentes escolares: acomodação linguística e identidade social
PALAVRAS-CHAVES: Marcadores discursivos interacionais. Audience design. Teria da acomodação. Identidade social.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia

Marcadores discursivos são um conjunto de itens linguísticos que funcionam nos domínios cognitivo, expressivo, social e textual, havendo dois aspectos do conhecimento comunicativo intimamente relacionados entre si: o expressivo e o social, que são a capacidade do falante de usar a linguagem para mostrar suas identidades pessoais e sociais, transmitir atitudes, executar ações e negociar relações entre o eu e o outro (SCHIFFRIN, 2001). Marcadores discursivos interacionais emergem na fala em interação e uma de suas funções é atrair para si a, ou aproximar-se da, atenção do interlocutor, mantendo a interação falante/ouvinte no processo do discurso. Nessa perspectiva e à luz da Teoria da Acomodação (GILES; COUPLAND; COUPLAND, 1991) e Audience Design (BELL, 1984), busca-se analisar como o falante ajusta seu comportamento linguístico durante a interação com o outro e faz uso de estratégias discursivas para controlar as diferenças entre os falantes, para se aproximar ou se afastar do seu ouvinte e alternar seu estilo de fala para obter a aprovação dos participantes da interação. Esta pesquisa analisa os marcadores discursivos interacionais de natureza verbal entendeu?, sabe? e viu?, a partir da observação da fala em interação de adolescentes escolares na comunidade de fala do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, tendo-se em conta que em uma comunidade escolar o universo social é culturalmente compartilhado entre seus membros que, em maior ou menor grau de participação, compartilham necessidades comunicativas, além de estruturas lexicais e semânticas. As amostras utilizadas nesta pesquisa integram o banco de dados Falares Sergipanos (FREITAG et alii, 2012). A partir dessa proposta, investiga-se: (i) os usos, as funções e a distribuição de frequências dos marcadores discursivos de base interacional entendeu?, sabe? e viu?; (ii) a relação desses marcadores discursivos interacionais no processo de acomodação linguística e, (iii) os usos desses marcadores discursivos como traços de identidade social. Investigações do corpus apontam que as especificidades das variações linguísticas decorrem da relação social entre os falantes, da natureza da comunidade de fala e do compartilhamento do contexto discursivo e social, onde o falante se reconhece como membro de um grupo e ajusta seu comportamento linguístico, de acordo com suas metas e objetivos, para expressar suas atitudes e crenças.

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 1264245 - GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA
Externo ao Programa - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo à Instituição - EDAIR MARIA GORSKI