VI Seminário Nacional - Literatura e Cultura -Inscrição para apresentação (PRORROGADO ATÉ 15/04)

VI Seminário Nacional

Literatura e Cultura

23 e 24 de abril de 2015 - São Cristóvão/SE

O Grupo de Estudos de Literatura e de Cultura (GELIC/UFS/CNPq) e  o Grupo de Pesquisa Figurações do Feminino: Florbela Espanca et alii (UFS/CNPq), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do  Programa de Pós-Graduação em Letras Profissional (PROFLETRAS-UFS),promovem o VI SEMINÁRIO NACIONAL DE LITERATURA E CULTURA (SENALIC) com o objetivo de divulgar e promover reflexões sobre a crítica literária e o ensino de literaturana pós-graduação em Letras.

Esta edição do SENALIC acontecerá no Campus de São Cristóvão, da Universidade Federal de Sergipe, nos dias 23 e 24 de abril de 2015, com conferências, mesas-redondas e sessões de comunicação. Em 2015, estão abertas 250 vagas: 100 para apresentação de trabalhos e 150 para ouvintes. O evento fornecerá um certificado de 20 horas para quem participar de todas as atividades.

EMENTA: Nas sessões plenárias, abrimos espaço para um debate mais aprofundado sobre As Literaturas de Língua Portuguesa e o Ensino de Literatura a partir de diferentes abordagens teóricas que perpassem a crítica literária e do ensino de literatura, na tentativa de traduzir o legado da modernização das literaturas vernáculas nos continentes Europeu, Americano e Africano. Esta edição contará com a participação da professora fracesa Catherine Dumas, da Universidade de Paris III, uma pesquisadora das Literaturas de Língua Portuguesa.

Para as sessões de comunicação – receberemos propostas de trabalhos relacionadas aos temas selecionados para este encontro. Poderão se inscrever para apresentação de trabalhos: doutores, mestres, mestrandos e doutorandos.

Respeitando a diversidade de pesquisas dos Estudos Literários e Culturais, o espaço dos simpósios está aberto a abordagens teóricas interdisciplinares,  possibilitando a apresentação de diversos temas vinculados às opções abaixo:

Simpósio 1: Literatura Portuguesa - confluências estétics e políticas; e

Simpósio 2: Crimes, Pecados e Monstruosidades;
Simpósio 3: O imaginário mítico e social;

Simpósio 4: Estudos épicos;
Simpósio 5: Estudos de gênero na cultura e na literatura;

Simpósio 6: Escritores sergipanos e regionalismos;
Simpósio 7: Literatura infanto-juvenil e propostas de ensino de literatura (PROFLETRAS);
Simpósio 8:
Pós-colonialismo e literaturas africanas;

Simpósio 9: Literatura Comparada: abordagens estéticas e culturais; e

Simpósio 10: Literaturas Modernas: Inglesa, Francesa e Espanhola.

Prazos importantes:

Inscrição para apresentação de comunicação com envio de resumo entre 20/02 e 30/03 (100 vagas). - (PRORROGADO ATÉ 15/04)

Inscrição para ouvinte entre 15/04 e 20/04 (conforme o número de vagas: 150).

Envio do texto completo somente entre os dias 01 e 05/04 (só receberemos durante esse prazo, pois os textos deverão ser publicados nos Anais Eletrônicos do VI SENALIC, caso haja recursos).
Segue abaixo o material de divulgacao do VI SENALIC 2015

Notícia cadastrada em: 04/03/2015 08:10