Notícias

Banca de DEFESA: RICARDO DA SILVA CELESTINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO DA SILVA CELESTINO
DATA: 29/07/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 02 do NEREN
TÍTULO: Caracterização Molecular Via Marcadores AFLP, Agronômica e Química de Germoplasma de Vetiver [Chrysopogon zizanioides (L.) Roberty].
PALAVRAS-CHAVES: Chrysopogonzizanioides, banco de germoplasma, diversidade genética óleo essencial, khusimol.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O vetiver [Chrysopogonzizanioides (L.) Roberty] é uma planta perene originária da Índia, pertencente à família Poaceae que apresenta características medicinais e aromáticas. Esta espécie apresenta características químicas e agronômicas que as conferem importante valor econômico e ambiental, sendo o óleo essencial extraído de suas raízes amplamente utilizado na indústria de perfumaria e cosméticos. O vetiver também apresenta atividades diuréticas, anti-hipertensiva e antimicrobiana, e devido ao seu vasto e resistente sistema radicular tem sido utilizado como uma técnica de bioengenharia na estabilização de encostas e áreas erodidas e no tratamento de solos e água contaminada. Devido ao interesse econômico por essa espécie, estudos de caracterização agronômica, molecular e química tornam-se fundamentais a fim de gerar informações necessárias para exploração sustentável do vetiver. Assim, este trabalho teve como objetivo a caracterização agronômica, molecular por meio de marcadores AFLP e química de acessos de Chrysopogonzizanioides do Banco Ativo de Germoplasma da Universidade Federal de Sergipe. As características moleculares foram estudadas com marcadores AFLP, utilizando um total de 14 combinações de primers que geraram 442 marcas, permitindo verificar que os acessos de vetiver caracterizados possuem genomas próximos, sendo agrupados em três grupos distintos, onde o acesso UFS-VET005 foi o mais diferenciado.Na caracterização agronômica e química foram avaliadas as variáveis massa seca da parte aérea (g), massa seca da raiz (g), teor (%), rendimento (mL/touceira) e composição química do óleo essencial. Os óleos essenciais foram obtidos por hidrodestilação e analisados por CG-EM/DIC. O acesso UFS-VET004 apresentou a menor teor de óleo essencial (0,70%).Houve variação no teor dos constituintes químicos dos óleos essenciais, com predominância do composto khusimol que variou de 18,97 a 25,02%e foi possível distinguir os acessos de vetiver em dois grupos com base na composição química, que não apresentaram relação com os agrupamentos moleculares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2241349 - ARIE FITZGERALD BLANK
Externo à Instituição - LEANDRO EUGENIO CARDAMONE DINIZ
Interno - 2307480 - MARIA DE FATIMA ARRIGONI BLANK
Notícia cadastrada em: 23/07/2013 10:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r9746-a0f4b564f