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Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINE DAVID ANDRADE SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINE DAVID ANDRADE SANTOS
DATA: 21/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Logoterapia baseada na autocompaixão em professores das escolas públicas: um estudo a partir da relação com saúde mental, regulação emocional e mindfulness.
PALAVRAS-CHAVES: saúde mental; logoterapia; autocompaixão; atenção plena; regulação emocional.
PÁGINAS: 356
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Esta tese tem o objetivo geral de examinar um modelo teórico-prático explicativo em saúde mental, com o foco na síndrome de burnout, em professores da Educação Básica, nos municípios de Aracaju e do interior da Bahia, que estará segmentado nos objetivos específicos, a seguir: a) investigar a saúde mental, a autocompaixão e o sentido de vida de professores da Educação Básica da rede pública estadual de ensino, nos municípios de Aracaju e do interior da Bahia; b) averiguar a saúde mental em professores dos ensinos fundamental e médio, da rede pública estadual nos municípios de Aracaju e do interior da Bahia, e a relação desta variável com mindfulness, regulação emocional, autocompaixão e sentido de vida e c) avaliar a eficácia do programa de logoterapia, baseada em autocompaixão, na saúde mental dos profissionais dos ensinos fundamental e médio da rede pública estadual em Aracaju. Para cumprir as finalidades almejadas, esta tese se dividirá em dez capítulos. O Capítulo 1 objetivou apresentar a prevalência e os principais motivos relacionados a TMCs, conceitos sobre o esgotamento profissional e fatores relacionados à manifestação dessa síndrome, em docentes da Educação Básica; o Capítulo 2 teve o intento de apresentar os principais conceitos da logoterapia e a relação entre sentido de vida e saúde mental; no Capítulo 3, a finalidade foi de descrever o histórico, os conceitos, instrumentos, mecanismos e resultados das pesquisas em autocompaixão, e o Capítulo 4 objetivou apresentar história, conceitos e medidas, mecanismos, resultados e cuidados, nas intervenções em atenção plena e a aplicação das intervenções em mindfulness, para professores. O Capítulo 5 visou investigar a relação entre sentido de vida (SV) e saúde mental em professores, cujos achados apontaram que o sentido de vida está associado negativamente à síndrome de burnout e estresse percebido e proporciona melhores índices de funcionamento psicológico e de satisfação vital em docentes ; o Capítulo 6 objetivou descrever e examinar os resultados dos estudos sobre autocompaixão e sentido de vida, cujas conclusões indicaram que uma associação positiva entre sentido de vida e autocompaixão possibilita o bem-estar subjetivo e desfechos positivos, em saúde mental ; o Capítulo 7 teve por finalidade descrever e examinar os resultados das intervenções em mindfulness para síndrome de burnout em professores, indicando um predomínio dos programas MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction) e um incremento nos níveis de saúde mental dos participantes em treinamentos, que continham módulos de autocompaixão, compaixão e regulação emocional. Por fim, após a estruturação teórica da tese, os últimos capítulos se referem a estudos empíricos, contemplando os objetivos específicos da tese. O Capítulo 8 apreciou o primeiro objetivo específico da tese, cujos resultados obtidos pelo software IRaMuTeQ apontaram que a sala de aula, as condições de trabalho e os aspectos individuais incidem na qualidade da saúde mental desses trabalhadores que, por outro lado, têm o processo educativo como uma fonte de realização existencial. Os Capítulos 9 e 10 buscam atender os segundo e o terceiro objetivos específicos elencados para abarcar o objetivo geral, elaborado para esta proposta de tese.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEX MOURÃO TERZI
Externo à Instituição - BRUNO FIGUEIREDO DAMASIO
Presidente - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Interno - 2571094 - LAVINIA TEIXEIRA DE AGUIAR MACHADO
Externo à Instituição - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO

Notícia cadastrada em: 13/10/2021 22:00
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