Banca de DEFESA: ERICA KARINE SANTANA SANTOS

DISCENTE: ERICA KARINE SANTANA SANTOS
DATA: 19/02/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Estereótipos de gênero e julgamento de adolescentes sobre profissões
PALAVRAS-CHAVES: Estereótipos; Gênero; Adolescentes; Escolha profissional; Profissões.
ÁREA: Psicologia

A cada ano, milhares de alunos se submetem aos processos seletivos para o ingresso na faculdade, os quais têm como marco a escolha profissional e de carreira. Destaca-se que a escolha profissional é multifatorial, incluindo variáveis sociais, econômicas, políticas e familiares. Nesse sentido, gênero tem sido apontado como uma variável relevante para ser estudada, dado que, o fenômeno de ligação entre determinadas profissões e gênero tem sido historicamente demarcado na sociedade em função da atribuição dos papéis de gênero. Nessa perspectiva, realizou-se a presente pesquisa com o objetivo de analisar como os estereótipos de gênero influenciam no julgamento de adolescentes acerca da existência de profissões masculinas e femininas. Para consecução do objetivo foram realizados três estudos. O primeiro estudo foi uma revisão integrativa da literatura, dos artigos publicados entre 2013 a 2018 nas bases Bvs Psi, Lilacs, PePsic e Scielo; que objetivou mapear e revisar a produção científica brasileira acerca do gênero na escolha profissional e de carreira. O debate apontou para o fato de que as construções sociais acerca de papéis de gênero contribuem para o desenvolvimento de crenças sobre as profissões, o que leva a ideia de que existem “profissões femininas” e “profissões masculinas”. O segundo estudo buscou encontrar evidências de validade do Inventário de Sexismo Ambivalente (ISA) para aplicação em adolescentes, para tal, foi realizado um estudo psicométrico, conduzido através de um survey online, do qual participaram 486 adolescentes de diferentes perfis sociodemográficos, com idade de 14 a 23 anos. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que a escala apresentou propriedades psicométricas adequadas para o uso com a amostra em questão. O terceiro estudo analisou a influência dos estereótipos de gênero no julgamento de profissões vistas socialmente como masculinas ou femininas, sob a perspectiva de adolescentes em processo de escolha profissional. A coleta que contou com 486 participantes foi realizada através de um survey online, onde os participantes responderam a quatro instrumentos, entre eles a escala validada no estudo anterior. Os resultados apontaram uma rigidez nos estereótipos de gênero, uma vez que os adolescentes foram mais favoráveis quando a ocupação da vaga seguia um padrão de normatividade e rejeitaram o fato de uma mulher ocupar uma profissão socialmente masculina. Espera-se que esta dissertação possa contribuir com o desenvolvimento de futuras intervenções com adolescentes em contextos educacionais, com vistas a desmistificar os efeitos dos estereótipos gênero em relação as profissões.

Interno - 1698114 - DIOGO CONQUE SECO FERREIRA
Presidente - 1692930 - ELDER CERQUEIRA SANTOS
Externo à Instituição - LUCIANA MARIA MAIA VIANA

Notícia cadastrada em: 08/02/2021 19:30