Banca de DEFESA: JOANA DOS SANTOS

DISCENTE: JOANA DOS SANTOS
DATA: 23/02/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: INTERVENÇÃO EM SOCIALIZAÇÃO ÉTNICA: EFEITOS SOBRE A IDENTIDADE E AUTOESTIMA INDIVIDUAL E GRUPAL DE CRIANÇAS NEGRAS
PALAVRAS-CHAVES: Socialização étnica. Autoestima. Desenvolvimento. Intervenção. Educação.
ÁREA: Psicologia

A socialização é um processo por meio do qual a criança apreende o mundo social. Refere-se à aprendizagem de regras, crenças, e valores que são compartilhados por seu grupo social e paralelamente contribui para o entendimento dos papéis sociais, bem como para formação de uma identidade étnica. A socialização depende de seus agentes de socialização para atingir o objetivo de transmissão de valores, crenças, expectativas e costumes culturais, dos quais se destacam os pais e a escola. É de extrema importância que a criança encontre na escola elementos expressivos da sua cultura e de sua origem, que contribuirão para a formação de um autoconceito positivo e de uma autoestima positiva. No entanto, esta não é a realidade das escolas brasileiras. Estudos fornecem pistas de que os estereótipos negativos, o racismo, a discriminação por raça ainda continua a marcar as experiências escolares de crianças. É neste cenário que presente estudo se apresenta com objetivo investigar a identidade, a autoestima individual e grupal de crianças negras, antes e depois de um programa de socialização étnica, observando se há mudanças resultantes dessa intervenção. Para tal o trabalho está organizado em três capítulos. O Capítulo 1 consistiu numa revisão sistemática da literatura que visou capturar o cenário de intervenções para redução do preconceito racial na escola a nível nacional e internacional, alcançando as metodologias e aportes teóricos utilizados para tais intervenções. A revisão apresentou como principal resultado o fato de que a Psicologia social brasileira pouco se dedicou a elaboração de intervenções no sentido de reduzir o preconceito racial. O Capítulo 2 é uma revisão na literatura com objetivo de oferecer aporte teórico e fixar o estudo dentro do campo da Psicologia social e avança na teoria revisando estudos que demonstram a relação entre identidade étnica e autoestima em crianças e adolescentes. Por fim, o capítulo 3, se debruça teoricamente sobre os aspectos desenvolvimentistas da aquisição de identidade étnica, particularmente numa sociedade multiétnica e desigual, como a brasileira, o capítulo também aponta direcionamentos para a construção de programas de socialização étnica para redução do preconceito e consequente construção de identidade étnica fortalecida e alta autoestima para crianças de grupo negro.

Presidente - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Interno - 1698114 - DIOGO CONQUE SECO FERREIRA
Externo à Instituição - KHALIL DA COSTA SILVA

Notícia cadastrada em: 05/02/2021 18:48