A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: VITOR JOSE ARAUJO MATOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITOR JOSE ARAUJO MATOS
DATA: 27/08/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Quando a escola “machuca”: uma análise sobre a relação entre preconceito, bullying e autoestima
PALAVRAS-CHAVES: Escola; Bullying; Preconceito; Autoestima; Estudantes.
PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O bullying e o preconceito são fenômenos, compreendidos pela literatura científica, que causam impactos destrutivos em aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais de estudantes, familiares e colaboradores da escola. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o bullying escolar, no Brasil, está acima da média internacional, demonstrando a complexa e crescente ocorrência desses episódios. Dentro das relações interpessoais, os alvos dessas agressões apresentam maiores tendências em sofrer prejuízos na autoestima, sendo está uma variável que influencia o desempenho escolar e a saúde mental. É importante compreender como essas variáveis se associam e de que maneira interferem a vida do estudante. Com isso, a presente dissertação teve o objetivo de investigar a relação entre bullying, preconceito e autoestima, em estudantes de escolas públicas. Para alcançá-lo, foram realizados três capítulos apresentados em formas de artigos. No Capítulo 1, foi elaborada uma revisão teórica narrativa não-sistemática sobre os conceitos, as relações e as distinções entre preconceito, bullying e a autoestima, e discutiram-se as lacunas existentes entre as variáveis. A partir deles, foi desenvolvido o Capítulo 2, uma revisão integrativa, que descreveu a influência da autoestima nos comportamentos dos autores e alvos do bullying. Ao todo, foram recuperados 11 artigos publicados no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2018, que envolveram três temáticas principais que interferem, de forma positiva ou negativa, o desenvolvimento dos estudantes: Perspectiva de gênero; Participação escolar, familiar e comunitária; e Saúde Mental do estudante. Os resultados demonstraram a importância de realizar um estudo local, devido às graves consequências decorrentes do bullying. O Capítulo 3 foi realizado com o foco de investigar a ocorrência do bullying e suas relações com o preconceito e a autoestima. A amostra foi composta por estudantes de escolas públicas da cidade de Aracaju/SE. Ressalta-se, ainda, que este trabalho está incluído no projeto de pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade”, cujo tem um alcance regional e internacional. De modo geral, os resultados obtidos da dissertação possibilitaram ampliar a discussão entre bullying, o preconceito e autoestima, além da importância de compreender a veracidade dos riscos a vida dos estudantes, e serviram de suporte para futuras pesquisas que englobem essas temáticas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JAMILE SANTANA TELES LIMA
Presidente - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Interno - 016.155.320-64 - RODRIGO DE OLIVEIRA MACHADO

Notícia cadastrada em: 26/08/2020 09:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10