Banca de QUALIFICAÇÃO: CYSNEY PETALA JESUS BOMFIM DOS SANTOS

DISCENTE: CYSNEY PETALA JESUS BOMFIM DOS SANTOS
DATA: 17/12/2019
LOCAL: Sala de aula do PPGPSI
TÍTULO: Autoconceito, bullying e preconceito: uma análise a partir de estudantes de escolas públicas
PALAVRAS-CHAVES: Autoconceito; bullying; preconceito; educação; estudantes.
ÁREA: Psicologia

Esta dissertação buscou analisar relações entre Autoconceito, Bullying e Preconceito entre estudantes de escolas públicas. Para alcançar esse objetivo, foram desenvolvidos três capítulos em formato de artigos. O Capítulo 1, uma revisão integrativa de artigos empíricos compreendidos entre 2008 e 2018, descreveu o perfil bibliométrico e os principais resultados de publicações envolvendo autoconceito e bullying entre estudantes. Os resultados obtidos nesse capítulo indicam relação entre autoconceito e bullying, evidenciando que os diversos aspectos/dimensões do autoconceito interagem com tal forma de violência e com os papeis que dela decorrem. Evidenciou-se que o público feminino possui baixo nível de autoconceito na maioria das suas dimensões, sofrendo mais com as consequências do bullying tanto no papel de alvo quanto no papel de autor, se comparado ao público masculino. O Capítulo 2, um artigo teórico, conceituou as variáveis Autoconceito, Bullying e Preconceito, compreendendo os pontos de interação existente entre os fenômenos. Nesse capítulo é possível observar que preconceito e bullying, embora imbuídos de aspectos similares, são constructos distintos e, portanto, carecem de intervenções diferentes. Ademais, o texto expõe que a imersão em situações de bullying produz e recebe influência das dimensões do autoconceito, sendo essa interferência distinta a depender do papel ocupado pelo estudante nesse tipo de violência escolar. Enquanto os autores do bullying possuem autoconceito social e físico elevados, os alvos tendem a possuir destaque positivo nas dimensões familiar e acadêmica do autoconceito. O Capítulo 3, um estudo empírico, investigou a relação entre as dimensões/fatores familiar, acadêmica, social e física do autoconceito com o bullying e com o preconceito numa amostra de 284 estudantes adolescentes do nono ano do ensino fundamental de oito escolas públicas sergipanas. Os resultados obtidos nesse trabalho indicam que o público masculino se destaca positivamente quando analisadas as dimensões física, social e familiar do autoconceito. Ademais, evidenciou-se que, em situações de bullying, a dimensão física tem relação com os autores das agressões, enquanto a dimensão acadêmica tem relação com os alvos. Apesar da interação entre autoconceito e manifestação de preconceito, os resultados mostraram inexistência de influência entre eles.

Externo à Instituição - AUGUSTA RENATA ALMEIDA DO SACRAMENTO
Presidente - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - RODRIGO DE OLIVEIRA MACHADO

Notícia cadastrada em: 16/12/2019 15:25