Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA MODESTO MATOS

DISCENTE: PATRÍCIA MODESTO MATOS
DATA: 29/08/2019
LOCAL: Auditório do NUPEG
TÍTULO: A socialização da história e da cultura afro-brasileira e africana para o enfrentamento do racismo no contexto escolar.
PALAVRAS-CHAVES: A socialização da história e da cultura afro-brasileira e africana para o enfrentamento do racismo no contexto escolar.
ÁREA: Psicologia

O racismo está presente nas relações humanas, sendo manifestado de diferentes modos de acordo com o contexto social, histórico e cultural. Apesar de ser uma temática frequente nas pesquisas acadêmicas, ainda é evidente na sociedade atual a presença de resistências para compreendê-lo, inclusive nas escolas, comprometendo o desenvolvimento de ações efetivas que possam combatê-lo. Nesse sentido, este estudo tem o objetivo de investigar a percepção de docentes e discentes em relação à socialização dos conteúdos sobre a história e a cultura afro-brasileira, em escolas públicas localizadas em municípios do estado da Bahia e Sergipe. Bem como identificar elementos que determinariam a implicação da socialização étnica nas escolas. Esta pesquisa teve como aporte teórico a literatura sobre o racismo na educação e a Lei 10.639/2003 que representa as políticas afirmativas promulgadas para a implementação, valorização e reconhecimento da diversidade étnico racial nas escolas. Para tanto, este trabalho será estruturado em 4 capítulos (2 revisões sistemáticas e 2 estudos empíricos). No Capítulo 1, foi elaborada uma revisão sistemática sobre o racismo na escolarização, buscando identificar as formas e as consequências na trajetória escolar de alunos negros em quatro bancos de dados (SciELO, PePSIC, LILACS e PsycINFO). O Capítulo 2 averiguou através de uma revisão sistemática as formas como a implementação da Lei 10.639/2003 está ocorrendo nas escolas e identificou possíveis entraves que implicam na efetivação da referida Lei. A coleta foi realizada no período entre 2003 a 2018, utilizando o SciELO, o Periódicos Capes, a BDTD e o Google Acadêmico como bancos de dados. O Capítulo 3 teve como amostra 120 alunos dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas e verificou a percepção dos discentes acerca da socialização étnica e seus efeitos na identidade étnica dos alunos, bem como averiguou as implicações do racismo na trajetória escolar dos estudantes negros. A percepção desses participantes evidenciou que a socialização dos saberes afro-brasileiros e africanos contribui para uma identidade étnica positiva dos alunos negros e que não houve diferenças significativas no desempenho escolar dos estudantes negros e brancos. O capítulo 4 encontra-se em construção, pois a coleta de dados ainda não está finalizada devido à dificuldade no retorno dos professores com os questionários preenchidos. De acordo com os capítulos produzidos, percebeu-se as diversas facetas que o racismo utiliza para enraizar no imaginário dos estudantes e dos professores, fortalecendo de forma velada as disparidades no processo educativo. Apesar da promoção das inúmeras políticas afirmativas, a valorização e o respeito à diversidade étnico-racial esbarram nos mais diversos mecanismos que dificultam a consolidação de tal proposta.

Presidente - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Externo ao Programa - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Interno - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG

Notícia cadastrada em: 23/08/2019 14:13