Banca de QUALIFICAÇÃO: CHARLES VINICIUS BEZERRA DE SOUZA

DISCENTE: CHARLES VINICIUS BEZERRA DE SOUZA
DATA: 29/08/2019
LOCAL: NUPEG
TÍTULO: Representações sociais da masculinidade do homem sertanejo e suas relações com o sexismo e a cultura da honra
PALAVRAS-CHAVES: Masculinidade; representações sociais; gênero; sexismo; cultura da honra.
ÁREA: Psicologia

A masculinidade, assim como a feminilidade e a própria sexualidade, não representa a mera formulação cultural de um dado natural. Há vários modelos de masculinidade construídos de acordo com a inserção do homem na estrutura social, política, econômica e cultural (Scott, 1986). O presente trabalho se propõe a compreender as representações sociais das masculinidades dos homens do sertão sergipano e suas relações com sexismo e cultura da honra, além de analisar a influência da identidade sertaneja sobre a construção da masculinidade dos homens do sertão de Sergipe, identificando se os modelos de masculinidades atualmente representadas estão associados à imagem reproduzida socialmente do homem nordestino/sertanejo, e ainda se estas tem relação com sexismo e cultura da honra. Para isso foi realizada uma pesquisa do tipo descritivo correlacional, adotando uma abordagem qualitativa e quantitativa, baseando-se na Teoria das Representações Sociais. Para coleta de dados foi utilizado um questionário de aplicação coletiva contendo: os dados sociodemográficos, um instrumento de evocação livre de palavras baseadas do Inventário de Identidade Psicossocial de Zavalloni (1984), a Escala de Concepções da Masculinidade (Oransky & Fisher, 2009), o Inventário de Sexismo Ambivalente (Glick e Fiske, 1996) e uma escala por nos desenvolvida para a verificar tendências comportamentais relacionadas a preocupação com a honra no contexto conjugal. Participaram do estudo 117 estudantes de uma Universidade no sertão sergipano, sendo todos do sexo masculino e residentes na região semiárida do Nordeste. Com relação as análises dos dados, para os dados censitários e análise das escalasfez-se uso do software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS. Jácom os dados provindos das evocações, objetivou-se a construção do corpus de análise que foi processado por meio de dois softwares livres. O primeiro deles é o IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), e segunda ferramenta utilizada é o openEvoc, software que foi construído para ser executado a partir do navegador da Web e sua funcionalidade é similar ao software EVOC (Ensemble de programmes permettant l’analyse des évocations – EVOC).

Interno - 1698114 - DIOGO CONQUE SECO FERREIRA
Presidente - 2222766 - MARCUS EUGENIO OLIVEIRA LIMA
Interno - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Externo à Instituição - YURI SÁ OLIVEIRA SOUSA