Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA DE QUEIROZ CERQUEIRA LEITE

DISCENTE: GABRIELA DE QUEIROZ CERQUEIRA LEITE
DATA: 11/03/2019
LOCAL: Sala de aula do PPGPSI
TÍTULO: Psicodermatologia: o impacto das doenças de pele sobre a saúde mental
PALAVRAS-CHAVES: Autoestima, autoimagem, ansiedade, depressão, doenças de pele, psicodermatologia
ÁREA: Psicologia

O presente estudo tem como objetivo geral analisar em que medida a autoestima (AE) e a autoimagem (AI) predizem sintomas de ansiedade e depressão em pessoas com doenças de pele. Para alcançar tais objetivos, foram propostos três estudos. O primeiro estudo caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura, que objetivou apresentar evidências do impacto das doenças de pele sobre a AE e AI. O levantamento de dados ocorreu através das bases de dados SciELO, Scopus (Elsevier), PubMed e PsycInfo, utilizando os descritores indexados e suas combinações em língua inglesa: “autoestima, ‘ou’ autoimagem, ‘ou’ autoconceito ‘e’ pele, ‘ou’ acne, ‘ou’ psoríase, ‘ou’ vitiligo ‘ou’ dermatite atópica”. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 13 artigos para análise bibliométrica, de tópicos metodológicos e de conteúdo. Dentre os principais resultados, confirmou-se a hipótese de que as doenças de pele causam prejuízos na AE e/ou AI, bem como foi possível constatar que quanto mais severa a doença, maior o impacto sobre tais construtos. O segundo estudo, também uma revisão integrativa, teve como objetivo reunir evidências da relação entre AE e/ou AI e transtornos de ansiedade ou depressão, além de que analisou como tais relações acontecem em amostras variadas, a partir da identificação das características bibliométricas e de conteúdo dos estudos incluídos. Foram reunidos resultados de estudos de acesso livre ou via Portal da CAPES disponíveis nas bases de dados SciELO, PePsic, Scopus e PsycInfo, por meio do levantamento das publicações dos últimos 5 anos (de janeiro de 2013 até setembro de 2018). Ao final da seleção, 24 referências foram selecionadas para análise. Fortalecendo a hipótese de que a autoestima é um construto importante na compreensão dos transtornos mentais comuns, verificou-se a existência de correlações negativas moderadas entre AE e ansiedade e AE e depressão, indicando que quanto mais rebaixada a AE, maior a incidência de sintomas ansiosos e depressivos. Os trabalhos selecionados também revelaram a capacidade preditiva da AE sobre a sintomatologia ansiosa e depressiva. Quanto às possíveis relações entre autoimagem, ansiedade ou depressão, nos estudos revisados não foram encontrados dados de correlação ou capacidade preditiva. Por fim, o terceiro estudo, que está em desenvolvimento, trata-se de um artigo empírico cujo objetivo geral é de testar modelo explicativo da relação entre AE, AI, ansiedade e depressão em pessoas com doenças de pele. Busca-se comparar os dados entre os grupos clínicos coletados: acne, psoríase, vitiligo e dermatite atópica a fim de avaliar se há diferenças nas prevalências de transtornos entre os grupos, e finalmente verificar possíveis divergências nos níveis de AE e AI entre os grupos clínicos. Para isto, serão analisados os dados obtidos através da coleta com 70 pacientes do Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe, em que foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário sociodemográfico e clínico; o Índice de Qualidade de Vida em Dermatologia (DLQI); Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR); Escala HAD – Avaliação do Nível de Ansiedade e Depressão; Escala de Investimento Corporal e Escala de beleza e satisfação corporal.

Presidente - 2519141 - ANDRE FARO SANTOS
Interno - 1692930 - ELDER CERQUEIRA SANTOS
Externo à Instituição - Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa

Notícia cadastrada em: 22/02/2019 12:46