Banca de QUALIFICAÇÃO: VALÉRIA MARIA AZEVEDO GUIMARÃES

DISCENTE: VALÉRIA MARIA AZEVEDO GUIMARÃES
DATA: 20/12/2018
LOCAL: Auditório de Filosofia
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A SEXUALIDADE: UM ESTUDO COM DISCENTES SURDOS
PALAVRAS-CHAVES: Representação social; sexualidade; surdo.
ÁREA: Psicologia

A sexualidade está presente no desenvolvimento do ser humano, sendo manifestada de diferentes modos de acordo com cada fase do sujeito. Apesar de ser uma temática divulgada na mídia, ainda é notória a existência de mitos e tabus na sociedade atual, o que compromete a transmissão de informações sobre esse assunto. O estudo tem como objetivo compreender as representações sociais que os discentes surdos possuem acerca da sexualidade, sendo suas ações influenciadas por estas representações. Esta pesquisa teve como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, que permite elucidar os aspectos históricos, culturais e políticos que cercam o sujeito e com isso acessar o conhecimento proveniente do senso comum, com o entendimento científico sobre a sexualidade. Para tanto, a dissertação foi estruturada em 4 capítulos apresentados no formato de artigo (2 revisões sistemáticas e 2 estudos empíricos). No Capítulo 1, foi elaborada a revisão sistemática sobre as representações sociais e a surdez, no período de 1990 a 2017, em cinco bancos de dados (SciELO, PePSIC, LILACS, PsycINFO e Scopus). O Capítulo 2 abordou a sexualidade e surdez através da revisão sistemática, no período de 2000 a 2017, utilizando o SciELO, PePSIC, LILACS, PsycINFO e Scopus como bancos de dados. A primeira pesquisa empírica, anexada como apêndice, ocorreu com 5 universitários surdos e teve o objetivo aprimorar o instrumento da segunda pesquisa. As representações sociais da sexualidade dos universitários estavam ancoradas no cuidado com a saúde sexual, no futuro profissional, nas relações amorosas e nas relações com a comunidade surda e com familiares. A segunda pesquisa empírica teve como amostra 10 alunos surdos dos ensinos fundamental maior (9º ano) e médio (1º, 2º e 3º ano). As representações sociais da sexualidade destes participantes estavam ancoradas no cuidado com a saúde sexual, nas relações com os pares, com a família e nas relações íntimas de afeto. As análises dos estudos empíricos foram elaboradas pelo software IRAMUTEQ. De acordo com os capítulos produzidos, percebeu-se a escassez de estudos referentes as representações sociais, surdez e sexualidade e que a temática da sexualidade é pouco debatida no ambiente familiar. Desta forma, os amigos, o(a) namorado(a) e os professores foram os mais citados como fontes de informações. Vale ressaltar que o foco das orientações recebidas, pelos estudantes, estava voltado para a prevenção de comportamentos de risco dos jovens surdos.

Interno - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Presidente - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA

Notícia cadastrada em: 17/12/2018 14:32