Banca de DEFESA: ISRAEL JAIRO SANTOS

DATA: 24/08/2018
LOCAL: Auditório de Filosofia
TÍTULO: A AMEÇA DOS ESTEREÓTIPOS EM JOVENS NEGROS NA ESCOLHA PROFISSIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Estereótipos; ameaça dos estereótipos; escolha profissional; adolescentes, raça, etnia, negro.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social

Neste estudo objetivou-se verificar a influência da ameaça dos estereótipos em jovens negros e brancos diante da escolha profissional por profissões de alto e baixo status social. Sabe-se que os estereótipos são ideias compartilhadas a respeito de um grupo e servem para a manutenção da ordem e status quo do grupo dominante (Tajfel, 1981). E a teoria da ameaça do estereótipo explicita que a manutenção da ordem social é favorecida na medida em que no momento de uma avaliação, se forem suscitados os estereótipos do grupo ao qual o avaliado pertence e, se tais estereótipos tiverem relação com a avaliação, a ameaça de confirmar a estereotipia negativa faria com que o desempenho do sujeito fosse diminuído, confirmando os estereótipos a respeito do grupo alvo (Steele & Aronson, 1995). No Brasil, os estereótipos sobre a ocupação profissional dos negros foram construídos desde a escravidão e, na atualidade, se faz necessária a compreensão de em qual medida a ameaça aos estereótipos podem se constituir numa explicação para a manutenção da ordem social instaurada nesta sociedade, uma vez que os negros ocupam as profissões de baixo status social. Sendo assim, para a consecução do objetivo citado, realizou-se dois estudos. O estudo 1 analisou a percepção social das ocupações quanto ao status social a elas atribuído e a composição racial destas ocupações. Participaram 253 adolescentes, entre 15 e 21 anos, alunos do ensino médio de três escolas da rede pública estadual em Aracaju - Sergipe. As informações foram coletadas em um questionário semiestruturado e os dados analisados através do SPSS. O estudo 2 investigou a influência da ameaça aos estereótipos na escolha profissional de jovens negros e brancos. Deste estudo participaram 296 adolescentes, entre 15 e 24 anos, alunos do ensino médio de três escolas da rede pública estadual em Aracaju- Sergipe. Procurou-se replicar o modelo da pesquisa de Steele e Aronson (1995), entretanto, no contexto escolar e relacionado às escolhas profissionais dos jovens quanto ao status atribuído a elas. Utilizou-se de um modelo quase-experimental, no qual manipulou-se a ameaça ao estereótipo através de um texto sobre a realidade das profissões por raça no Brasil para o “grupo ameaça”, enquanto o “grupo de não ameaça” não passou por esse procedimento. Ambos os grupos responderam a um questionário semiestruturado. Os resultados do estudo 1 indicam que os jovens, independentemente da cor de pele, percebem segregação racial das profissões; os jovens negros e brancos atribuem mais aos brancos as profissões de alto status e, quanto maior o status atribuído a ela, menor é a quantidade de negros; já os jovens negros escolhem mais profissões de alto status do que os brancos. No estudo 2 percebeu-se que os jovens negros na de condição de ameaça ao estereótipo tenderam a escolher menos profissões de alto status se comparado aos negros do grupo de não ameaça. Os brancos não se diferenciaram quanto a sua escolha por profissões de alto status segundo as condições de ameaça ou não ameaça ao estereótipo. Concluiu-se a partir dos dados que a realidade de segregação racial das ocupações profissionais ainda é uma barreira social a ser quebrada, pois o contexto reforça estereótipos sociais a respeito do negro; e para os adolescentes negros a ameaça aos estereótipos influencia negativamente na escolha por profissões de alto status, corroborando com a manutenção do status quo do embranquecimento das profissões de alto status social.

Presidente - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Interno - 2222766 - MARCUS EUGENIO OLIVEIRA LIMA