Banca de DEFESA: CHRISTIANNE ROCHA GOMES

DISCENTE: CHRISTIANNE ROCHA GOMES
DATA: 11/04/2017
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: Educação Inclusiva de estudantes universitários surdos: uma análise a partir da trajetória escolar.
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão; Educação Inclusiva; Ensino Superior; Surdez.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Relações Interpessoais

Diante do pequeno número de estudos no campo da educação inclusiva dos surdos, especificamente no ensino superior, da necessidade de disseminar pesquisas e conhecimentos sobre essa temática em todo território nacional e da escassez de estudos realizados por pesquisadores na área da Psicologia, o presente estudo teve como objetivo investigar a trajetória escolar de alunos surdos inseridos nos cursos do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de Sergipe – UFS, campus São Cristóvão, buscou conhecer e analisar a partir da trajetória escolar o processo de inclusão dos alunos surdos até o ensino superior, identificar como as redes sociais contribuíram ao longo da trajetória escolar com o processo de inclusão; como também, analisar a percepção dos estudantes surdos acerca dos desafios e possibilidades encontrados no ensino superior. Para tanto realizamos uma pesquisa qualitativa que coletou os dados por meio de entrevista semiestruturada, pela utilização de imagens e pela construção do Mapa de Rede, priorizando e valorizando o aspecto visual. A análise foi realizada através do método de análise de conteúdo categorial temática e a partir dela identificamos que a educação que tem sido ofertada nos moldes da inclusão não tem atendido de forma eficaz às peculiaridades linguísticas dos surdos. Ela vem apenas promovendo a convivência dos alunos entre si, mas não tem possibilitado o aprendizado dos surdos, sendo dessa forma um grande desafio para o surdo percorrer o ambiente institucional de ensino, regido prioritariamente por normas, princípios e características do mundo ouvinte. O ideal para o processo de ensino-aprendizagem é a escola bilíngue, espaço educacional propulsor do conhecimento para essa população. Torna-se necessário que desmistifiquem a surdez e a Libras, que considerem a possibilidade de não só o surdo ter que aprender a língua portuguesa, mas também ouvintes aprenderem a língua de sinais. Nesse processo é de suma importância identificar as redes sociais significativas para que políticas públicas sejam elaboradas, promovendo capacitação e orientação às pessoas e instituições que compõem essa rede. Averiguamos a necessidade de futuras pesquisas que busquem ampliar este estudo abrangendo outros cursos, universidades privadas, como também, investiguem os alunos surdos egressos do ensino superior. Por fim, presumimos que esta pesquisa será de suma importância para os estudos em Psicologia Social, em especial, para o Mestrado em Psicologia Social da UFS, em virtude da escassez de estudos com contribuições desta ciência para o campo da surdez. Além disso, poderá contribuir para o aprimoramento de ações que favoreçam a inclusão desses sujeitos, suscitando subsídios para a comunidade surda e para a Universidade como um todo, podendo servir de base para a elaboração de políticas públicas e intervenções, favorecendo a inclusão social do surdo.

Presidente - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Interno - 1182646 - CLAUDIENE SANTOS