Banca de QUALIFICAÇÃO: ROZELIA DOS ANJOS OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE: ROZELIA DOS ANJOS OLIVEIRA SANTOS
DATA: 23/03/2017
LOCAL: Sala de aula do PPGPSI
TÍTULO: Estratégia de combate e redução do preconceito na escola
PALAVRAS-CHAVES: Combate ao Preconceito; Criança; Discriminação; Estereótipos.
ÁREA: Psicologia

Analisa-se a eficácia de duas estratégias de combate ao preconceito racial, multicultural e color blind, na redução do preconceito de crianças com idade entre 5 a 12 anos. Especificamente, pretende-se verificar o nível de preconceito das crianças (ESTUDO I), e em seguida verificar ocorrência da redução do preconceito racial através de intervenção em escolas utilizando as duas técnicas referidas (ESTUDO II). Neste estudo, serão apresentados os resultados do Estudo I, que contou com uma amostra de 112 crianças com idades entre 05 e 12 anos, sendo distribuídas em dois grupos em função da idade: 5-7 anos, 8-12 anos. Sendo 60 (53,57%) do sexo masculino e 52 (46,43%) do sexo feminino; 25 (22,35%) brancas e 87 (77,7%) negras. As crianças eram oriundas de escolas de ensino fundamental, particulares e públicas, localizadas no município de Alagoinhas, Bahia. O nível de preconceito nas crianças, foi aferido através de um instrumento baseado nos estudos de França e Monteiro (2011), onde analisou-se os seguintes indicadores de preconceito racial: a discriminação racial, os estereótipos e as preferências intergrupais. Os resultados apresentados mostram que as crianças entre 5-7 anos apresentam um nível mais elevado de preconceito do que as com idade entre 8-12 anos. Em relação ao gênero observou-se que meninos e meninas discriminam da mesma forma. Com relação a etnia percebeu-se que as crianças brancas/negras distribuem mais recompensas para as crianças negras e que as crianças menores tendem a discriminar mais do que as crianças mais velhas. Dessa forma acredita-se que intervenções de técnicas de estratégias de combate dentro da escola, podem reduzir o preconceito.

Presidente - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Interno - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Interno - 2222766 - MARCUS EUGENIO OLIVEIRA LIMA

Notícia cadastrada em: 21/03/2017 10:09