Banca de DEFESA: ANA MÁRCIA DE ALMEIDA REZENDE

DISCENTE: ANA MÁRCIA DE ALMEIDA REZENDE
DATA: 08/03/2017
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: Violência contra a mulher nas relações íntimas de afeto: representações sociais de adolescentes
PALAVRAS-CHAVES: Representações sociais; Violência contra a mulher; Adolescentes.
ÁREA: Psicologia

Este estudo teve por objetivo conhecer as representações sociais (RS) elaboradas por adolescentes sobre a violência contra a mulher nas relações íntimas de afeto, bem como possibilitou ter acesso às representações da violência nos próprios relacionamentos afetivos desses/as participantes. A pesquisa foi realizada com 22 adolescentes (11 moças e 11 rapazes) estudantes do ensino médio de escola pública da cidade de Itabaiana, interior de Sergipe. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada, e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Entre os principais resultados, revelou-se que os/as adolescentes possuem RS amplas e complexas sobre a violência contra a mulher nos relacionamentos afetivos, ora ancoradas em um posicionamento crítico e questionador da violência, e ora ancoradas nas ideologias de gênero e no patriarcado. As RS elaboradas pelos/as participantes objetivaram a violência contra a mulher como um fenômeno cotidiano, que acontece inclusive em suas próprias famílias, sendo eles/elas testemunhas de agressões de seus pais/padrastos contra suas mães. O estudo ainda apontou que os/as adolescentes sofrem violência em relações como o namoro e o ficar, havendo uma maior declaração das meninas como vítimas. De modo geral, esses/as jovens posicionam-se de forma contrária à violência que acontece em suas famílias e na sociedade, mas não conseguem elaborar RS fortes o suficiente para mobilizá-los no enfrentamento dessa situação em seus próprios relacionamentos afetivos. Portanto, os resultados apresentados nesse estudo apontam a importância de desenvolver trabalhos preventivos com a população adolescente, a fim de conscientizá-los acerca dos perigos da violência em relações como o namoro/ficar, que pode ser um preditor para a violência na vida adulta. Também torna-se relevante desenvolver um trabalho que questione as crenças e ideologias de gênero que ainda fazem-se presentes em suas RS, buscando o estabelecimento de relações baseadas na equidade.

Interno - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Presidente - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - LEONOR MARÍA CANTERA ESPINOSA

Notícia cadastrada em: 02/03/2017 15:00