Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHRISTIANNE ROCHA GOMES
DATA: 18/08/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Aula PPGPSI
TÍTULO: Educação Inclusiva de estudantes universitários surdos: uma análise a partir da trajetória escolar.
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão; Educação Inclusiva; Ensino Superior; Surdez.
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO:
Diante do número limitado de estudos no campo da educação inclusiva dos surdos, especificamente no ensino superior, da necessidade de disseminar pesquisas e conhecimento sobre essa temática em todo território nacional e da escassez de estudos realizados por pesquisadores na área da Psicologia, a presente estudo tem como objetivo investigar a trajetória escolar de alunos surdos inseridos nos cursos do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de Sergipe – UFS, campus São Cristóvão, buscando conhecer e analisar a partir da trajetória escolar o processo de inclusão do aluno surdo do ensino superior, em que medida as redes sociais tem contribuído com esse processo, como também, em que medida tem ocorrido a inclusão desse aluno no ensino superior. Sabemos que são muitos os excluídos do processo educacional nas universidades, mas nosso alvo de discussão e análise irá focar apenas nesse grupo de pessoas que sofrem pela restrição de direitos fundamentais, como, por exemplo, o direito ao conhecimento, devido aos entraves comunicacionais que dificultam o acesso à informação e a educação. Para tanto realizaremos uma pesquisa qualitativa que coletará os dados por meio de entrevista semiestruturada e fará a análise através do método de análise de conteúdo categorial temática. Presumimos que esta pesquisa será de suma importância para os estudos em Psicologia Social, em especial, para o Mestrado em Psicologia Social da UFS, em virtude da escassez de estudos e de contribuições desta ciência para o campo da surdez. Além disso, poderá contribuir para o aprimoramento de ações que favoreçam a inclusão desses sujeitos, suscitando contribuições para a comunidade surda e para a Universidade como um todo, podendo servir de base para a elaboração de políticas públicas e intervenções, favorecendo a inclusão social do surdo.