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Banca de QUALIFICAÇÃO: THATIANNE VASCONCELOS ALMICO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THATIANNE VASCONCELOS ALMICO
DATA: 14/10/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula PPGPS
TÍTULO: CONVIVENDO COM O FILHO AUTISTA: O ENFRENTAMENTO DO CUIDADOR NAS DIFERENTES ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Autismo; Enfrentamento; Principal cuidador; Etapas do Desenvolvimento
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO:

Entende-se que ter um filho autista pode gerar alterações significativas no contexto familiar, principalmente considerando as características próprias do transtorno, que aumenta a demanda por cuidados e o nível de dependência em relação ao principal cuidador. Uma vez que essa situação pode constituir um estressor em potencial para a família, especialmente para o principal cuidador, a dedicação e esforços no ato do cuidado podem se tornar particularmente dispendiosas ao longo do desenvolvimento, visto que a dependência e o estresse gerado por comportamentos de difícil contenção, como a autoagressão e as birras, podem gerar sentimento de impotência e sofrimento vivenciado pelos pais. Daí a necessidade de se mapear os principais estressores associados ao cuidado ao longo do desenvolvimento e como eles se modificam e influenciam o enfrentamento do principal cuidador em cada etapa. Acredita-se que, com o passar do tempo, as expectativas acerca do futuro do filho vão se modificando, por mais que haja efeitos benéficos com o tratamento, a instabilidade e inconstâncias do filho torna a vivência um tanto dolorosa. Por isso, compreender até que ponto os pais acreditam e investem no tratamento e cuidado do seu filho é importante se considerarmos que o autista também é capaz de se adaptar e se desenvolver, diminuindo a demanda por cuidados. Dito isto, algumas modalidades de enfrentamento já são relatadas na literatura, compreende-las e aprofunda-las sob a visão do principal cuidador pode auxiliar, sobretudo os profissionais que participam da rotina desse cuidador e seu filho. Frente a isso, o objetivo desse trabalho consiste em: Analisar, sob a ótica do principal cuidador, o processo de enfrentamento e as demandas de cuidado frente aos desafios adaptativos de ser pai/mãe de um filho autista, considerando as diferentes etapas de desenvolvimento desse filho. Para tanto, foram entrevistados cuidadores de pessoas autistas, ambos assistidos pela CIRAS (Centro de Integração Raio de Sol) e CAPAZES (Centro de Abordagem a Pessoas Autistas de Sergipe). Utilizou-se uma ficha de dados de identificação e uma entrevista com o principal cuidador, gravada em áudio. Salienta-se que o eixo 1 das entrevistas com cuidadores de crianças autistas está em processo de análise.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Externo ao Programa - 424732 - MARIA BENEDITA LIMA PARDO
Externo à Instituição - SHIRLEY SANTOS TELES ROCHA

Notícia cadastrada em: 08/10/2015 07:29
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