Banca de QUALIFICAÇÃO: SAULO PEREIRA DE ALMEIDA

DISCENTE: SAULO PEREIRA DE ALMEIDA
DATA: 19/08/2015
LOCAL: Sala 02, Polo de Gestão
TÍTULO: Adaptação e validação do “The Servant Leadership Questionnaire” para o português brasileiro.
PALAVRAS-CHAVES: Liderança Servidora, Adaptação, Validação, Psicometria, Língua portuguesa.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social

Nos anos 70, a Liderança Servidora foi criada por Robert Greenleaf a fim de evidenciar características até então não destacadas em um líder, principalmente a disponibilidade em servir. Mesmo se assemelhando a outras teorias (Liderança Transformacional e Teoria da Troca Líder-Membro), a mesma conseguiu se destacar, principalmente com estudo empíricos para operacionalizar o construto e criar medidas, sendo umas delas o Servant Leadership Questionnaire (SLQ). Considerando que a nível nacional não existem estudos que explorem teoricamente ou empiricamente a Liderança Servidora, objetiva-se adaptar e validar o SLQ para a língua portuguesa do Brasil. Com isso, busca-se preencher uma lacuna quanto ao desenvolvimento da teoria no Brasil e contribuir com a atuação de gestores, na busca do desenvolvimento da satisfação, do comprometimento e do desempenho dos subordinados no trabalho. Para isso, empreendeu-se um estudo psicométrico de corte transversal, com abordagem quantitativa, com alunos e servidores efetivo ou terceirizado da Universidade Federal de Sergipe, que tivessem mais de 18 anos, possuíssem chefe imediato e estivessem trabalhando com vínculo empregatício a no mínimo três meses na empresa atual. Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a escala SLQ, traduzida e adaptada, além de uma escala de satisfação e uma de liderança transformacional e transacional. Responderam aos instrumentos um total de 361 participantes, sendo 327 válidos (93%) e foram realizadas análises descritivas (médias, desvio-padrão e frequências) e inferenciais [teste t de Student, ANOVA, X2, correlação de Pearson (r), Análise Fatorial Exploratória (AFE), Regressão linear] no Statistical Package for Social Science, versão 19.0.

Presidente - 2519141 - ANDRE FARO SANTOS
Interno - 1544923 - MARLEY ROSANA MELO DE ARAUJO