Banca de QUALIFICAÇÃO: ELEN NAIARA BATISTA MADEIRO

DISCENTE: ELEN NAIARA BATISTA MADEIRO
DATA: 17/07/2015
LOCAL: Sala 02, Polo de Gestão
TÍTULO: SOBRE A IMAGEM-MOVIMENTO -OU- AS CARTAS QUE ENDERECEI A DELEUZE.
PALAVRAS-CHAVES: Imagem-movimento; cinema; pensamento.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social

Esse trabalho busca estudar a taxionomia das imagens do cinema feita por Deleuze, considerando o cinema enquanto uma experiência que constrói seus sentidos. Qualquer significação fora dele é uma forma de mediação/ interpretação/ análise. Essa pesquisa percorreu um caminho que passou por um cinema que faz pensar e se encontrou com um cinema que pensa ele próprio. O meu trabalho não se propõe a ditar verdades sobre a obra de Deleuze em questão, nem sobre nenhuma outra. Me permito usar palavras despretensiosas, das que não almejam estatuto de verdade, das que não aprisionam os sentidos, das que mobilizam parceiros e admitem a possibilidade de não ser. É um trabalho que pretende a partir da minha experiência, que sim, é muito pessoal, abrir um campo de diálogo e possíveis compreensões com esse autor e obra tão enigmáticos quanto sedutores. Expor um modo de compreensão, uma significação peculiar criada para experimentar tal livro não aparenta ser um trabalho justo para um autor de tamanha repercussão e fama, ainda mais vindo de uma estudante de mestrado de uma universidade pública na capital do menor estado do Brasil. Mas é justo o trabalho a que me proponho, é apenas isso que será encontrado adiante. Sinalizo a dificuldade em lidar com o texto e em encontrar parcerias e referências (principalmente dentro da psicologia), ao longo da pesquisa descobri que a aflição não é só minha, e que por isso enche o trabalho de coletividade e cumplicidade. Juntamente com as dificuldades e escassez de referências e parcerias é que se criam os escapes. Para que a carência não se transmutasse em paralisia, em meio a conversas, encontros e orientações foi que eu (um eu múltiplo, atravessado por forças diversas) escolhi o formato de cartas para dar vazão a todas às inseguranças e potências que habitam essa pesquisa.

Interno - 426460 - JOSE MAURICIO MANGUEIRA VIANA
Presidente - 1543607 - KLEBER JEAN MATOS LOPES
Externo à Instituição - LEILA APARECIDA DOMINGUES MACHADO

Notícia cadastrada em: 13/07/2015 07:55