Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO MESQUITA DE JESUS
DATA: 30/04/2015
HORA: 11:00
LOCAL: Mini-Auditório do DCS
TÍTULO: Produção de uma Escala de Competências em Consultoria de Gestão de Pessoas
PALAVRAS-CHAVES: Escala, Competência, Consultoria, Gestão de Pessoas.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:
A presente dissertação propõe a produção uma escala capaz de estabelecer as competências necessárias a um consultor em gestão de pessoas. Por ser um tema abstrato e de debate científico relativamente novo, não existe uma única definição que seja totalmente aceita. Contudo, podemos caracterizar competência como união dos conhecimentos, habilidades e atitudes que são demonstrados no desempenho profissional, conceito esse que busca unificar as duas correntes mais fortes do assunto: a corrente americana, que privilegia o estudo dos conhecimentos, habilidades e atitudes, e a corrente francesa, que foca nos aspectos situacionais, contextuais, do trabalho. No que se refere a consultoria, esta pode ser conceituada como conjunto de atividades de um agente interno ou externo à empresa, que se responsabiliza por auxiliar as empresas-clientes nas tomadas de decisões, participando do estudo 238 pessoas que obedeciam a alguns critérios, como ser estudante do último ano ou de pós-graduação de cursos correlacionados a consultoria; ser profissional formado em alguma área relacionada ao trabalho do consultor; ser consultor ou professor em gestão de pessoas; ou gestor empresarial. A amostra teve uma predominância de mulheres (75,6%), com média de idade de 32,19, com pós-graduação latu sensu (45,4%), e uma renda individual de mediana R$ 2.800. Realizada análise fatorial, obteve-se uma estrutura fatorial constituída por três fatores (KMO = 0,83; r² = 25,93%): F1: Práticas (17 itens, r² = 11,70%, α = 0,87); F2: Postura (8 itens, r² = 8,12%, α = 0,71); F3: Repertório Intelectual (6 itens, r² = 6,11%, α = 0,68). A partir dos resultados analisados, identificou-se que os fatores surgidos na análise fatorial exploratória fazem alusão às dimensões hipotéticas concebidas neste estudo, concluído que a escala validada apresentar bons indicadores psicométricos, atendendo a exigências da técnica estatística, conseguindo abarcar um leque de itens que versam sobre as principais características comportamentais, atitudinais e teóricas do consultor em Gestão de Pessoas. Este estudo contribui com profissionais da área, pois com a escala eles poderão constantemente avaliar sua própria atuação, bem como também ajudará gestores empresariais a mensurar os resultados alcançados por essa prática profissional na sua organização.