Banca de DEFESA: ELEONORA VACCAREZZA SANTOS

DISCENTE: ELEONORA VACCAREZZA SANTOS
DATA: 30/04/2015
LOCAL: Mini-Auditório do DCS
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESTÉTICA NEGRA: UM ESTUDO SOBRE PADRÕES DE BELEZA E RELAÇÕES INTERÉTNICAS
PALAVRAS-CHAVES: Representações Sociais. Beleza. Feiura. Racismo Estético. Mídia.
ÁREA: Psicologia

Este trabalho traz contribuíções ao que concerne o estudo das representações sociais sobre a beleza e a feiura, pois embora já existam projetos que os trazem como objeto de análise, pouca relevância é dada a aspectos de desigualdades raciais a que remetem tais padrões estéticos. De modo que, o objetivo deste trabalho é analisar a influência da cor da pele nas representações sociais sobre a beleza e a feiura a partir de exemplares expostos na mídia televisiva brasileira. Para tanto se realizou dois estudos, do primeiro participaram 494 pessoas, residentes em cinco regiões do país, com média de idade 25 anos (DP=9 anos), que responderam a um questionário on-line no qual se indagava: “quando se fala em beleza/feiura no Brasil, que figura artística (ator, cantor ou apresentador) lhe vem à mente?”. Em seguida se solicitava quais características físicas do artista que acreditavam conferir beleza a ela. Um estudo confirmatório da cor da pele foi realizado junto a 60 pessoas com idade média de 30 anos (DP=9,85 anos) para validar a cor da pele dos artistas citados no estudo principal. A análise dos dados empregou estatística descritiva e inferencial, realizadas com o auxílio do software “SPSS for Windowsversão 19, além de análise textual por meio do software IRAMUTEQ. O segundo estudo foi observacional, no qual se analisou a programação das quatro principais emissoras de televisão aberta do Brasil (Globo, Band, Record e SBT), para contabilizarmos a presença de pretos na programação semanal desses canais. Alguns dos resultados indicam que independente dos grupos de cor de pele dos participantes, modelos brancos são mais apontados como referenciais de beleza. Em contrapartida, quando se refere a feiura, há o aumento de representações dos modelos pretos. A análise efetuada sobre a programação exibida nas principais emissoras do país, evidenciou a influência da mídia na difusão de padrões de beleza e a invizibilazação da estética negra, ao valorizar um tipo único de estética – branca e européia, fruto da atualização de proposições do século XX para legitimar a supremacia branca nos ditames dos padrões de belo e do não-belo.

Interno - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Externo à Instituição - MARCOS EMANOEL PEREIRA