Banca de DEFESA: CLAUDIA MARA DE OLIVEIRA BEZERRA

DISCENTE: CLAUDIA MARA DE OLIVEIRA BEZERRA
DATA: 29/09/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO DPS
TÍTULO: TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO PARA LÍNGUA PORTUGUESA E VALIDAÇÃO DA ESCALA DE EXPERIÊNCIAS DISCRIMINATÓRIAS DOS NEGROS -EEDN
PALAVRAS-CHAVES: Estresse; Racismo; Validação.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social

O presente estudo tem como objetivo apresentar o processo de tradução e validação, para o contexto brasileiro, da versão reduzida da Race-Related Stress (IRRS) – Escala de Estresse Racial (EER), que mensura os estressores sociais relacionados às experiências dos negros motivado pelo racismo. O estresse é um fenômeno resultante de contínuas avaliações de estímulo percebidos através de pressões do ambiente, psicológica e desajustes biológicos que necessitam de recurso de adaptação diante da situação estressora. Nota-se que o racismo e a discriminação fornecem um contexto favorável para a criação e manutenção dos eventos estressores. A escala original compreende três fatores relacionados ao Racismo Cultural (dez itens), Racismo Institucional (seis itens) e Racismo Individual (seis itens) analisados através da escala tipo Likert com cinco pontos, com os seguintes extremos: 0= Isto nunca aconteceu comigo e 4= Isto aconteceu e eu fiquei bastante chateado que versam sobre as declarações acerca das experiências dos sujeitos sobre o racismo. A etapa inicial de validação foi o processo de tradução, tradução reversa e analise semântica, atestado por 5 juízes. Inicialmente foi realizado o pré-teste com 15 estudantes de graduação, averiguando-se a compreensão e clareza dos itens. Participaram do estudo estudantes oriundos de diversos de cursos de graduação de universidades públicas e privadas do Estado de Sergipe, de ambos os sexos e idade variando entre 17 e 35 anos. Para distinguir os estudantes brancos e negros, utilizou-se um indicador de aproximação social de grupos sociais em virtude da cor da pele, possuindo com oitos pontos, pois a cor da pele configurou como critério principal para participar do processo de validação da escala de estresse racial (EER). Os estudantes que marcaram na escala de gradação o ponto mais próximo da cor da pele branca (< 4 pontos) encerraram sua participação na primeira etapa do estudo, que correspondeu às respostas as seguintes escalas: Escala de Estresse Percebido (Perceived Stress Scale-PSS 10), o Questionário de Saúde Geral, na versão abreviada (QSG-12) e um questionário voltado para os dados sociodemográficos. Os estudantes que responderam mais próximo da cor de pele negra na escala de gradação (> 4 pontos) continuaram respondendo a segunda etapa da pesquisa, composta por Index of Rac-Related Stress (IRRS) traduzida em português. Ao final do processo de coleta, o estudo contou com 220 estudantes de graduação que se autocategorizaram no grupo social dos negros e 200 que se autocategorizaram como inseridos no grupo social dos brancos. Estabeleceu-se como critério 10 participantes por itens da escala, perfazendo 220 sujeitos negros, com o objetivo de realizar o processo de validação com segurança. Em seguida, realizaram-se procedimentos de análise fatorial exploratória com rotação promax, análises de confiabilidade e das comunalidade, além da correlação item-escala. Nos resultados preliminares realizado com 100 sujeitos encontrou-se 3 fatores com Alfa de Cronbach entre 0,70 e 0,80 e cargas fatoriais variando de 0.30 a 0.82, ratificando a estrutura original. Em suma, sugere-se que a versão final da IRRS traduzida para o português e composta por 23 itens é adequada ao contexto das pesquisas brasileiras.

Presidente - 2519141 - ANDRE FARO SANTOS
Interno - 2222766 - MARCUS EUGENIO OLIVEIRA LIMA
Externo à Instituição - SHEYLA CHRISTINE SANTOS FERNANDES

Notícia cadastrada em: 18/09/2014 10:57