Banca de DEFESA: CARINA FEITOSA DOS SANTOS

DATA: 20/02/2014
LOCAL: A definir
TÍTULO: ESCOLA E PRECONCEITO: RELAÇÕES RACIAIS NA ÓTICA DOS PROFESSORES
PALAVRAS-CHAVES: preconceito; racismo; professores; escolas.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social

O presente estudo tem por objetivo analisar o racismo nas escolas a partir do posicionamento dos professores diante de sua manifestação e atribuições de responsabilidade por sua ocorrência. Mais especificamente, objetiva-se: a) observar como os professores concebem a manifestação de racismo nas escolas em geral e nas escolas em que atuam; b) obter, junto aos professores, relatos acerca da ocorrência de racismo nas escolas em que trabalham bem como verificar se eles se sentem pessoalmente responsáveis pela situação; c) verificar o posicionamento dos professores quanto a possíveis medidas para a modificação do quadro de racismo nas escolas como também, a quem é atribuída a responsabilidade por tais ações e; d) relacionar os dados obtidos com os seguintes fatores: idade, sexo, cor, etnia, escolaridade dos professores pesquisados, além de tempo decorrido desde a conclusão do último curso de formação, tempo de atuação como professor e participação em cursos de atualização. Estruturado em três capítulos, no primeiro, são abordadas as definições de preconceito, discriminação e racismo, a influência das normas sociais que pode levar ao que tem sido denominado “novos preconceitos” e “novos racismos” além de alguns aspectos sobre como o racismo tem se caracterizado no Brasil desde a abolição até os dias atuais. No segundo capítulo, são apresentadas considerações acerca do reflexo dos construtos anteriormente abordados no ambiente escolar. Destaca-se o papel atribuído à escola e ao professor na propagação e combate ao preconceito e ao racismo além de ações afirmativas voltadas para esse propósito, a exemplo da Lei 10.630/03. No terceiro capítulo, o método utilizado no presente estudo é descrito. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário contendo questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado a 69 professores da rede pública de ensino das cidades de Aracaju e Lagarto, Sergipe. Os dados foram submetidos a análises de frequência e análises multivariadas com auxílio dos softwares SPSS e IRAMUTEQ. De modo geral, observou-se que os professores apontam o preconceito como um fator que influencia as relações estabelecidas no ambiente escolar de uma forma geral, embora apontem para outros fatores ao refletir sobre a realidade da escola onde atuam. Reconhecem situações de tratamento diferenciado na escola tendo questões ligadas à cor da pele como um entre outros fatores para tal. Percebem-se pessoalmente ligados ao quadro descrito na pesquisa e defendem que o papel para que uma mudança seja possível é da sociedade como um todo.

Presidente - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Interno - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA

Notícia cadastrada em: 05/02/2014 15:56