Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO SANTOS SOUZA

DISCENTE: THIAGO SANTOS SOUZA
DATA: 19/12/2013
LOCAL: Auditório do Departamento de Psicologia Social
TÍTULO: O Psicólogo na educação básica de Sergipe: Da formação à atuação profissional
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia Escolar e Educacional; Atuação profissional; Formação Acadêmica.
ÁREA: Psicologia

A educação constitui-se, no Brasil, como um dos primeiros campos para atuação profissional do psicólogo, quando estes começaram a sair dos consultórios clínicos e se inseriram nos espaços institucionais, incluindo as escolas. Com a profissionalização da Psicologia em 1962 essa inserção se acentuou, através de praticas tradicionais, de modelo clínico, cujas intervenções eram direcionadas exclusivamente aos alunos e sua família. Posteriormente, esse modo de atuação foi criticado por muitos teóricos e pesquisadores que apontavam para a necessidade de um trabalho onde a escola e seus processos fossem o objeto de intervenção, bem como as interações entre seus componentes. Assim, os psicólogos que atuavam em contextos educacionais deveriam então abandonar práticas meramente individualizantes, que psicologizavam todas as questões educacionais e desconsideravam aspectos pedagógicos, culturais, sociais, institucionais e históricos em sua forma de compreender e agir na escola. Dentre vários pontos discutidos sobre essa questão, a formação acadêmica foi colocada como uma das principais causas dos problemas na área da psicologia escolar e educacional, devido ao fato desta área ser consideravelmente negligenciada pelos cursos de graduação em psicologia, não sendo oferecido, geralmente, os subsídios e conhecimentos necessários para uma prática adequada ao contexto escolar. Dessa forma, após 50 anos de constituição desta área, vê-se em alguns estados uma paulatina transformação das práticas tradicionais em práticas críticas. Nos últimos cinco anos, pesquisas no Brasil vêm sendo realizadas com o intuito de conhecer a realidade estadual dos psicólogos que trabalham nos contextos educacionais. Devido a essas questões o presente estudo teve por objetivo conhecer a atuação do psicólogo no contexto da educação básica no estado de Sergipe, buscando analisar a relação entre a atuação profissional destes com sua formação acadêmica, além de fazer um perfil profissional dos psicólogos escolares estaduais; identificar os fatores que motivaram a escolha dessa área de atuação; analisar as representações existentes acerca do papel do psicólogo no contexto escolar; descrever as atividades desenvolvidas; conhecer como os psicólogos avaliam as contribuições de sua formação acadêmica para sua atuação na educação e analisar a possível relação da formação profissional com as limitações e dificuldades que este profissional encontra no desenvolvimento de suas atividades. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, sendo realizada com 14 psicólogos que trabalham em escolas ou Secretárias de Educação do estado de Sergipe. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, cujos dados recolhidos foram tratados e analisados segundo a análise de conteúdo de Bardin, com o devido respeito às normas éticas de pesquisa. A partir das análises foram criadas algumas categorias, cuja discussão dos resultados se encontram ainda em fase de elaboração. Entretanto, foi possível até o presente momento traçar um perfil profissional dos psicólogos entrevistados, no qual identificou-se algumas características: é predominantemente feminino, tendo uma média de 31 anos; 71, 4% formaram-se em Instituições de Ensino Superior (IES) particular, tendo a maioria entre cinco e nove anos de formado; a maior parte (78,5%) atuam a menos de quatro anos nessa área e o nível de ensino mais atendido por estes profissionais é o ensino fundamental. Também foi possível analisar as representações existentes em relação ao papel do psicólogo na escola, sendo encontrados dois tipos: as representações limitantes (papel clínico e de resolvedor de problemas) e as representações facilitadoras (papel de parceiro e colaborador) à atuação profissional. Espera-se ao fim deste estudo apresentar mais características que ajudem a conhecer melhor como a atuação deste profissional vem acontecendo na educação Básica de Sergipe e como as Instituições tem preparado o psicólogo para o trabalho neste campo.

Interno - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Presidente - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 426589 - RIVALDO SAVIO DE JESUS LIMA

Notícia cadastrada em: 04/12/2013 16:42