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Banca de DEFESA: JACKELINE MARIA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACKELINE MARIA DE SOUZA
DATA: 26/02/2013
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO:

"BULLYING: UMA DAS FACES DO PRECONCEITO HOMOFÓBICO ENTRE JOVENS NO CONTEXTO ESCOLAR"


PALAVRAS-CHAVES:

Bullying, Homofobia, Bem-estar.


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO:

Entre as diversas formas de se compreender a violência escolar, atualmente vem se destacando uma forma específica denominada bullying. Conceitualmente, o bullying é definido como uma violência repetitiva, podendo ser física ou psicológica, direta ou indireta, que é estabelecida em uma relação desigual de poder entre pares, produzindo conseqüências negativas para o alvo. No presente estudo é feita uma aproximação desse fenômeno com a homofobia, sendo o bullying uma das formas de manifestação desse preconceito no âmbito escolar. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo geral analisar o bullying em jovens das escolas públicas de Aracaju, bem como, a relação de sua manifestação com a homofobia. Participaram 808 jovens com idade média de 14,9 anos (DP = 1,98), oriundos de 9 escolas da rede estadual da cidade de Aracaju-SE. O procedimento de coleta de dados ocorreu nas escolas, de forma coletiva e durante um período da aula cedido pelo professor. A coleta foi dividida em duas etapas: (1) entrega dos Termos de Consentimentos Livre e Esclarecidos (TCLE) aos alunos e explanação sobre a pesquisa; (2) no dia seguinte, retornava-se para recolher os TCLEs assinados pelos responsáveis e aplicação do questionário. Dentre os participantes, a maioria foi do sexo feminino (57%), pardos (52%) e afirmou pertencer a alguma religião (93%). Os instrumentos utilizados foram um questionário de bullying, escala de homofobia e o questionário de saúde geral (QSG). Para análise dos dados foi usado o software estatístico SPSS-19, utilizando a estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicaram que, entre os participantes, 32% se definiram como alvos de bullying, 12% autores, 22% alvos/autores e 34% somente testemunhas. A homofobia foi descrita entre os alvos como responsável por 9% dos casos de bullying – somente entre os meninos essa porcentagem representou 22% dos casos; e entre as meninas 2%. Observou-se que o grupo de autores de bullying, apresentam maiores escores de homofobia, se diferenciando estatisticamente (p < 0,05) dos grupos de alvos. Em uma análise de regressão logística com as duas variáveis em destaque para compreender o bullying (sexo e homofobia), observou-se que o modelo mais adequado foi composto somente pelo sexo. Além disso, percebe-se que o bullying interfere no bem-estar psicológico dos sujeitos, sendo os grupos de alvo-autores e alvos os participantes com menor bem-estar, diferenciando estatisticamente dos demais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE FARO SANTOS
Interno - 1692930 - ELDER CERQUEIRA SANTOS
Presidente - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA

Notícia cadastrada em: 08/02/2013 10:29
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