Banca de DEFESA: LUCAS RIBEIRO DOMINGUES

DISCENTE: LUCAS RIBEIRO DOMINGUES
DATA: 31/08/2017
LOCAL: sala de apoio LTA
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO DE EMULSÃO INVERSA A BASE DE ÉSTERES DE ÓLEOS E GORDURAS RESIDUAIS DE FRITURA
PALAVRAS-CHAVES: fluido de perfuração, ésteres, reologia, estabilidade elétrica, estabilidade térmica, estabilidade oxidativa.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
SUBÁREA: Processos Industriais de Engenharia Química
ESPECIALIDADE: Processos Orgânicos

Os fluidos de perfuração biosintéticos á base de ésteres vem sendo cada vez mais utilizados como substituintes dos fluidos a base de óleo diesel e óleo mineral, devido às preocupações ambientais, pois além de terem as mesmas características e rendimento, apresentam uma melhor biodegradabilidade e nível de toxidade muito inferior quando comparados com os fluidos derivados de petróleo. O sucesso e o custo das operações de perfuração dependem fundamentalmente da qualidade do fluido utilizado e estes exercem, devidamente, suas funções quando suas propriedades reológicas, tais como, viscosidade plástica, limite de escoamento e forças géis (final e inicial), são ajustadas para cada tipo de situação desejada. Posto isto o presente estudo visou o desenvolvimento de fluidos de perfuração de emulsão inversa, com baixa toxidade e alta eficiência, utilizando o éster produzido através de óleos e gorduras residuais de fritura (OGR) como fase contínua. Foi realizado um planejamento fatorial 23, a relação óleo/água e as concentrações de agente molhante e de emulsificante foram variados em dois níveis com três repetições no ponto central, totalizando onze formulações. Onde foi avaliado através do teste de análise de variâncias (ANOVA), com um nível de significância de 95 %, como e quais aditivos influenciaram nas propriedades reológicas, tixotrópicas e na estabilidade elétrica dos fluidos produzidos. Além disso, foram analisadas as estabilidades, térmica (TG) e oxidativa. O comportamento reológico e a viscosidade aparente de todas as formulações também foram avaliados em três temperaturas distintas, 30, 50 e 70 °C e os dados foram ajustados aos modelos de Bingham e Herschel-Bulkley, foi verificado uma tendência da viscosidade aparente dos fluidos diminuir com o aumento da temperatura, as formulações desenvolvidas se comportam como fluido binghamiano, portanto o modelo da Bingham é capaz de representar melhor os fluidos desenvolvidos. A análise do planejamento experimental, concluiu- se que a razão óleo/ água de 75/25, a concentração de emulsificante 1.11 % (m/m) e de 0.16 % (m/m) de agente molhante, representativas da formulação F3 obtiveram os melhores resultados para as propriedades analisadas. Foi obtido o valor de 213 V no ensaio de estabilidade elétrica, o período de indução desta amostra foi de 39,54 horas, o fluido F3 apresentou uma elevada estabilidade térmica, com uma degradação mássica total (100 %) á 893.19 °C, a viscosidade plástica e a tensão limite de escoamento obtidas foram 0.039 Pa.s e 10.56 Pa respectivamente, os valores de força gel inicial foi de 9.2 Pa e o gel final foi 11.7 Pa, apresentando uma tixotropia (∆G) de 2.5 Pa, os parâmetros reológicos e tixotrópicos obtidos para esta formulação apresentam conformidade com o estudos de outros autores, sendo considerados satisfatórios.

Externo ao Programa - 2031182 - ACTO DE LIMA CUNHA
Presidente - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Interno - 1542165 - JOSE JAILTON MARQUES
Externo à Instituição - MARIA SUZANA SILVA