Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONISE FIGUEIREDO AMARANTE

DISCENTE: SIMONISE FIGUEIREDO AMARANTE
DATA: 17/05/2016
LOCAL: Sala de reuniões do CCET
TÍTULO: Redes metalorgânicas como catalisadores bifuncionais para reações ácido-base
PALAVRAS-CHAVES: MOFs; ZIFs; catálise; Knoevenagel
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
SUBÁREA: Processos Industriais de Engenharia Química
ESPECIALIDADE: Processos Orgânicos

Redes metalorgânicas (MOFs) representam uma nova classe de materiais híbridos inorgânico-orgânicos que se caracterizam pela sua grande estabilidade, alta porosidade e estruturas cristalinas bem definidas, dando-lhes destaque em áreas como a catálise, por poderem atuar como catalisadores bifuncionais ativos. Zeolitic imidazolate frameworks (ZIFs) é uma subfamília das MOFs que tem adquirido interesse principalmente por combinar as vantagens das redes metalorgânicas com a elevada estabilidade térmica e química das zeólitas. As MOFs, e consequentemente as ZIFs, podem ser sintetizadas de modo a possuir sítios ácidos e básicos, simultaneamente. O objetivo deste trabalho foi sintetizar catalisadores ZIFs, caracterizar os catalisadores através das técnicas de difração de raios X (DRX), espectroscopia de infravermelho (FTIR) e análise termogravimétrica (ATG) e sua aplicação na reação de condensação de Knoevenagel, comparando o desempenho com catalisadores convencionais (hidrotalcita e anilina). A caracterização mostrou elevada cristalinidade, presença de grupos funcionais característicos das estruturas dos catalisadores e elevada estabilidade térmica. Os catalisadores ZIFs apresentaram maior eficiência do que os tradicionais, sendo a maior conversão a da ZIF-67, aproximadamente 94,9% com 24 h de reação. A síntese dos catalisadores foi bem sucedida e estes se mostraram bastante promissores para o uso em reações que exigem catalisadores com sítios básicos.

Presidente - 1688806 - ANDRE LUIS DANTAS RAMOS
Interno - 1515782 - MARCELO JOSE BARROS DE SOUZA
Externo à Instituição - SILVIA MARIA DA SILVA EGUES

Notícia cadastrada em: 14/04/2016 14:58