Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZYANNE MORAIS FIRMINO DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUZYANNE MORAIS FIRMINO DE MELO
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Sala Multiuso do PPEC no DBI/UFS
TÍTULO: Análise multi-proxy independente de anéis de crescimento de árvores e condições ambientais do semi-árido brasileiro
PALAVRAS-CHAVES: dendroecologia, anéis de crescimento, ecótono, isótopos estáveis
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas

Vários biomas vêm sofrendo ameaças devido à impactos antrópicos, assim como a exploração de seus recursos e biodiversidade. Estudar como as condições ambientais interferem no desenvolvimento das árvores podem indicar em longo período de tempo se vem ocorrendo ampliação dos efeitos antrópicos sobre esses compartimentos. A dendroecologia determina a interação do crescimento das árvores com o clima, fornecendo informações sobre as respostas fisiológicas das árvores diante das condições ambientais. Dados provenientes da cronologia dos anéis de crescimento e o acréscimo de tecnologias sofisticadas altamente sensíveis como determinações de isótopos estáveis em anéis de crescimento fornecem informações de alta resolução a respeito da temperatura, precipitação, seca e mesmo circulação de massas atmosféricas que podem estar sendo influenciadas pela atividade humana. Este projeto possui como objetivo principal a compreensão de como as plantas respondem aos períodos de secas sobre área de ecótono caatinga – mata atlântica, através da avaliação direta dos anéis de crescimento ou indireta com isótopos estáveis de carbono (δ 13 C) e oxigênio (δ 18 O). Os estudos estão sendo realizados em um fragmento florestal, Fazenda Mercador, em Simão Dias (SE). A preparação do material para análises dendroecológicas e a extração da celulose ocorrem no Laboratório de Anatomia Vegetal e Dendroecologia (LAVD), na Universidade Federal de Sergipe. As amostras serão encapsuladas no Laboratório de Ecologia Isotópica do Centro de Energia Nuclear para Agricultura e as análises isotópicas serão realizadas no Laboratório de Geologia do Instituto de Geociências na cidade universitária da USP em São Paulo. Os resultados desse estudo fornecerão informações inéditas sobre a dinâmica do crescimento das espécies de uma região de transição no Agreste sergipano, contribuindo para a compreensão da influência do clima sobre o crescimento e como as espécies respondem a diferentes pressões ambientais, além de contribuir para formação de um banco de dados isotópicos com espécies da aérea ecótono em Sergipe.

Presidente - 1692795 - CLAUDIO SERGIO LISI
Externo à Instituição - GABRIEL DE ASSIS PEREIRA
Interno - 2019114 - SIDNEY FEITOSA GOUVEIA

Notícia cadastrada em: 25/08/2022 11:36