Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAYANE MATOS COSTA

DISCENTE: CLAYANE MATOS COSTA
DATA: 24/08/2021
LOCAL: BANCA VIRTUAL [https://meet.google.com/tav-dvqr-vja]
TÍTULO: Dendroecologia de três espécies na floresta neotropical seca
PALAVRAS-CHAVES: dendrocronologia; caatinga; déficit hídrico
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas

As Florestas Tropicais Sazonalmente Secas (SDTFs) neotropicais referem-se a tipos de vegetação sujeitas a vários meses de seca severa ou absoluta. No nordeste brasileiro tais florestas são representadas pela Caatinga, com espécies arbóreas que respondem a precipitação sazonal variável no tempo e espaço, com intervalos de 6 a 8 meses de déficit hídrico. Uma ameaça as SDTFs é o aumento dos índices de temperatura e evapotranspiração que reduz a disponibilidade de água, podendo acarretar perdas na biodiversidade e mudanças na estrutura da comunidade vegetal. Diante disso, como as árvores da Caatinga estão respondendo aos fatores bióticos e abióticos e como isso influencia no seu crescimento? Este trabalho tem o objetivo de estudar uma comunidade vegetal através dos anéis de crescimento e suas interações com os fatores abióticos que influenciam no crescimento anual das plantas. Para isso é necessário, (I) selecionar espécies que apresentam potencial dendroecológico; (II) empregar técnicas de anatomia da madeira, mensuração da largura dos anéis de crescimento e as taxas de incrementos anuais; (III) construir cronologias e (IV) compará-la com dados históricos climáticos. O estudo está sendo realizado em um fragmento florestal de Caatinga hiperxerofita situado no município de Canhoba, Sergipe. Foram selecionadas pelos arranjos anatômicos a Cedrela odorata (cedro), Ceiba glaziovii (barriguda) e Spondias cythera (cajarana) e coletados 30, 10 e 7 indivíduos, respectivamente, através do método não-destrutivo com trado de incremento manual. O material de campo foi levado ao Laboratório de Anatomia Vegetal e Dendroecologia da Universidade Federal de Sergipe para os estudos de anatomia macroscópica da madeira (seguindo as normas da IAWA), e dendroecologia (a partir os anéis de crescimento). Espera-se encontrar cronologias que se relacionem com os fatores climáticos (precipitação, temperatura, entre outros) que influenciam no desenvolvimento secundário das plantas. O conjunto desses resultados dendroecológicos possibilitará ampliar o conhecimento das SDTF do nordeste do Brasil e sua reação quanto às variações ambientais e a dinâmica florestal.

Presidente - 1692795 - CLAUDIO SERGIO LISI
Interno - 388007 - ADAUTO DE SOUZA RIBEIRO
Externo à Instituição - MARIANA ALVES PAGOTTO

Notícia cadastrada em: 23/08/2021 10:36