Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO GARGUR DOS SANTOS COROA

DISCENTE: PEDRO GARGUR DOS SANTOS COROA
DATA: 15/08/2014
LOCAL: Sala Multiuso do PPEC
TÍTULO: Efeito da densidade de estocagem e tipo de alimento na sobrevivência de larvas de matrinxã, Brycon orthotaenia (Günther, 1864)
PALAVRAS-CHAVES: Larvicultura, reprodução artificial, desova, conservação
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas

Barramentos em rios provocam profundas modificações nos componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas aquáticos. Os peixes reofílicos são os principais organismos afetados. A capacidade reprodutiva dessas espécies é comprometida devido à interrupção da rota migratória, e a resposta mais notável é a redução da abundância. O repovoamento de espécies nativas é uma medida que têm como objetivo reparar a ação causada pelo barramento através da soltura programada de exemplares de espécies prejudicadas por barramentos. A matrinxã, Brycon orthotaenia é uma espécie migradora, endêmica da bacia do rio São Francisco com status de conservação considerado vulnerável. Repovoamentos no alto São Francisco de B. orthotaenia são realizados dês de a década de 1980 mostrando a eficácia deste método. No baixo São Francisco a espécie está praticamente extinta localmente. Medidas de reprodução em cativeiro podem ser vistas como alternativa para repovoamentos, mas B. orthotaenia apresenta algo grau de canibalismo nos primeiros dias de vida, reduzindo o potencial do cultivo da espécie. O objetivo do presente trabalho é avaliar o efeito de diferentes alimentos e densidades de estocagem na larvicultura de B. orthotaenia durante os sete primeiros dias de vida para obter a maior taxa de sobrevivência dos peixes. O experimento será dividido em três etapas. Na primeira, larvas de B. orthotaenia serão acondicionadas na proporção de 15 indivíduos/L para identificar o alimento ideal: larvas de Prochilodus argenteus (15 larvas/larva B. orthotaenia/dia) ou nauplios de Artemia sp. (150 nauplios/larva de B. orthotaenia/dia). Na segunda etapa, larvas de B. orthotaenia serão acondicionadas na proporção de 15 indivíduos/L e será identificada a proporção ideal do alimento em relação ao predador, utilizando o alimento escolhido na etapa anterior com os tratamentos: B. orthotaenia sem alimento/dia; 10 larvas Prochilodus sp./larva de B. orthotaenia/dia; 20 larvas Prochilodus sp./larva de B. orthotaenia/dia; 30 larvas Prochilodus sp./larva de B. orthotaenia/dia e Larvas de Prochilodus sp. ad libitum ofertadas para larvas de B. orthotaenia/dia; ou apenas larvas de B. orthotaenia, 100 náuplios de Artemia sp./ larva de b. orthotaenia/dia, 150 náuplios de Artemia sp./ larva de B. orthotaenia/dia, 200 náuplios de Artemia sp./ larva de B. orthotaenia/dia) e náuplios de Artemia sp. ad libitum ofertadas para larvas de B. orthotaenia/dia. Na terceira etapa larvas de B. orthotaenia serão submetidas a diferentes densidades estocagem, utilizando o alimento e a proporção alimentar escolhidos nas etapas anteriores com os tratamentos: 5 larvas de B. orthotaenia/L; 10 larvas de B. orthotaenia/L; 15 larvas de B. orthotaenia/L; 20 larvas de B. orthotaenia/L e 25 larvas de B. orthotaenia/L. A determinação dos melhores alimentos, proporções e sobrevivências será feita a partir da aplicação da análise de variância (ANOVA) seguido do teste pós-hoc de Tuckey. Espera-se com o experimento aumentar as taxas de sobrevivências de B. orthotaenia com consequente aumento da produtividade nos processos de reprodução artificial da espécie.

Externo à Instituição - ALEXANDRE NIZIO MARIA
Interno - 2716270 - LEONARDO CRUZ DA ROSA
Presidente - 1687626 - MARCELO FULGENCIO GUEDES DE BRITO

Notícia cadastrada em: 30/07/2014 11:49