A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GEANE SANTANA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEANE SANTANA OLIVEIRA
DATA: 27/01/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: A MOBILIZAÇÃO DO MECANISMO ATENCIONAL TOP-DOWN NA APRENDIZAGEM DAS TRANSFORMAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS QUE AUXILIAM NAS INDETERMINAÇÕES INTRÍNSECAS NA NOÇÃO DE LIMITES EM CÁLCULO I: UMA INVESTIGAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO DO PNLD 2021
PALAVRAS-CHAVES: transformações trigonométricas, neurociência cognitiva, mecanismo atencional top – down, ensino de matemática no Ensino Médio e Superior.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Muitas pesquisas sobre a Trigonometria estão evidentes no campo da Educação Matemática, mas nenhuma encontrada sobre o estudo das transformações trigonométricas. A escolha por esse objeto de conhecimento tornou-se evidente ao observar que não há evidências de seu estudo, uma vez que, foi levantado hipóteses da existência de obstáculos na construção desse conteúdo em tela. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar nos livros didáticos para o Ensino Médio referentes ao PNLD 2021 se a organização praxeológica das transformações trigonométricas, em suas diversas representações, desperta o mecanismo atencional e se auxilia na compreensão e resolução dos limites trigonométricos com indeterminações intrínsecas propostos na disciplina de Cálculo I. O percurso metodológico desta pesquisa está embasado nos 4 pilares (fases) da Engenharia Didática Clássica – EDC (análise preliminares, concepções e análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação), sendo Artigue (1988) a pioneira dessa metodologia no campo da Didática da Matemática. Seguindo as fases da EDC, na 1ª fase foi desenvolvida uma análise histórica, epistemológica e do ensino habitual para compreender o contexto (surgimento e evolução) e os obstáculos referentes ao conhecimento sobre o objeto de conhecimento em estudo. O embasamento teórico desta pesquisa está ancorado na história da matemática, (re) visitando Eves (2004) e Boyer (1996); além da associação com a teoria da neurociência cognitiva, principalmente buscando aporte em Gazzaniga et al (2006), Sternberg (2010), Cosenza e Guerra (2011), Kandel (2014), com ênfase na ativação do mecanismo atencional Top – Down e Botton – Up. Além disso, para elaborar a sequência de tarefas sobre as transformações trigonométricas, foi utilizado o referencial de Duval (2003) e Chevallard (1998) para atingir o objetivo desta pesquisa e na construção na matriz de referência para a análise das tarefas propostas nos livros selecionados. De acordo com as investigações feitas até aqui, a exploração das transformações trigonométricas tornou-se menos evidentes ou nem são exploradas principalmente depois de implementada a BNCC, conforme análise dos PNLEM de 2006 a 2021, porém esse objeto de conhecimento pode ser essencial no Ensino Superior no cálculo de limites trigonométricos que se apropriam das transformações trigonométricas na disciplina de Cálculo I


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Interno - 321.000.515-04 - MÁRCIA AZEVEDO CAMPOS
Externo à Instituição - LUIS BORGES GOUVEIA

Notícia cadastrada em: 19/01/2023 10:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e