Banca de DEFESA: ADRIELE RIBEIRO ALVES

DISCENTE: ADRIELE RIBEIRO ALVES
DATA: 31/05/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COMO APORTE À ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação; Sequência de Ensino Investigativa; Metodologias ativas
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O ensino por investigação tem se constituído em uma abordagem didática central na Educação em Ciências. Considera-se que ele é fundamental para a promoção da alfabetização científica, objetivo defendido atualmente, tanto em documentos curriculares oficiais, quanto por teóricos e pesquisadores deste campo disciplinar. O ensino por investigação envolve atividades em que os alunos são instigados a assumirem um papel ativo na resolução de problemas, desenvolvendo, neste processo, a habilidade de argumentar com base em evidências, tendo a oportunidade de construir conhecimentos em uma relação dialógica com seus pares, diante da mediação do docente, enquanto autoridade epistêmica. Partindo desses pressupostos, desenvolvemos uma pesquisa que teve por objetivo analisar os argumentos produzidos por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, ao longo de uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre anfíbios da ordem anura, relacionando tais argumentos à estrutura da sequência. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza interventiva, podendo ser caracterizada, de acordo com Teixeira e Megid-Neto, como uma pesquisa de desenvolvimento de processos e produtos. Para atender ao objetivo proposto, a SEI, intitulada “Conhecendo a biodiversidade de anuros: diferenças entre sapos, rãs e pererecas”, foi desenvolvida em uma turma do 6º ano de uma escola pública de Heliópolis-Ba, em quatro encontros, durante as aulas de Ciências. Devido à pandemia ocasionada pela COVID-19, a SEI passou por alterações e as aulas ocorreram por meio de videoconferências, utilizando a plataforma virtual ZOOM. Os dados registrados em áudio e vídeo foram transcritos e, junto aos dados escritos, submetidos à análise à luz do Padrão de Argumento de Toulmin (Toulmin’s Argument Pattern - TAP). Elaborada com inspiração no Ciclo Investigativo proposto por Pedaste et al., a SEI subdividiu-se em etapas que demandavam o engajamento dos estudantes em atividades investigativas e em práticas discursivas, sobretudo, a argumentação. Os resultados evidenciam que a reserva dos estudantes em expressar seus pontos de vista durante os momentos iniciais da SEI cedeu espaço para a apresentação de argumentos, pela maioria dos estudantes, em que dados e garantias de inferência geravam conclusões consistentes. A percepção acerca das estruturas morfológicas dos anuros, relacionadas aos seus habitats, bem como a participação destes no equilíbrio ecológico ficou evidente nas discussões. Todavia, a participação de alguns estudantes nas atividades permaneceu reduzida, o que comprometeu a qualidade de seus argumentos. A análise ainda revela que a adequação da SEI para sua aplicação on-line garantiu o espaço para a argumentação, mas parece ter afetado o trabalho de campo dos estudantes individualmente, em sua parte final, tendo em vista o baixo retorno da atividade proposta. Assim, os resultados desta pesquisa contribuem também para a reflexão acerca das potencialidades e limitações de sequências de ensino investigativas desenvolvidas em aulas remotas.

Presidente - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Externo à Instituição - FERNANDA CATIA BOZZELI

Notícia cadastrada em: 30/05/2022 08:29