Banca de DEFESA: CYNTHIA DA SILVA ANDERSON

DISCENTE: CYNTHIA DA SILVA ANDERSON
DATA: 31/05/2022
LOCAL: Sala do PPGED Didática 2 1o Andar
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: concepções e práticas dos professores que lecionam no município de Estância (SE)
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação da Aprendizagem. Professor. Concepções de avaliação. Matemática.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

Abordamos nesta pesquisa a avaliação que acontece no contexto escolar voltada para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem, mais especificamente da Matemática. Assim propomos esta pesquisa com abordagem qualitativa, que prioriza os participantes como o foco e o significado das experiências vividas que foram absorvidas por eles durante a vida escolar. A pesquisa faz uso do viés do estudo de caso, que, segundo Rodrigues (2017), consiste na observação detalhada de um contexto específico, tendo como objetivo geral compreender as concepções e práticas avaliativas de professores de Matemática atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, em duas instituições públicas de ensino no município de Estância (SE), acerca da avaliação da aprendizagem em Matemática. No tocante aos procedimentos teórico-metodológicos, foi utilizado, no primeiro momento, o instrumento de geração de dados Balanço do Saber, criado por Bernard Charlot (1996), através do qual os professores participantes da pesquisa contaram suas memórias em narrativas escritas, descrevendo fatos de sua vida estudantil que deixaram marcas tanto na vida pessoal quanto profissional. Em um segundo momento, após a construção do texto referente ao Balanço do Saber, foi aplicada uma entrevista semiestruturada. A pesquisa contou com a participação de dois professores e duas professoras de Matemática, contribuindo com a interpretação e atribuição de significados aos dados, conforme estudos qualitativos. Para a análise dos dados coletados, foi usada a técnica de análise do conteúdo sob a ótica de Laurence Bardin (2016). Para fundamentar teoricamente esta pesquisa, foram utilizados autores que discutem a Avaliação da Aprendizagem e da Avaliação da Aprendizagem Matemática, a exemplo de Buriasco (2008), D’Ambrósio (1993), Fiorentini (1995), Hoffmann (2009), Luckesi (2011; 2018), Samishima (2008) e Zabala (2014), entre outros. A pesquisa e seus resultados apontam que a concepção tradicional de avaliação ainda está bem presente no cotidiano das escolas de educação básica. Entretanto, alguns docentes já despertaram para a importância do aperfeiçoamento da prática avaliativa, contudo, apesar dos avanços, reflexões e algumas transformações, ainda há incoerência entre a teoria e a prática. O que se percebe é que as concepções que o docente tem sobre avaliação exercem grande influência na sua prática avaliativa, além disso, com a pesquisa, foi possível identificar algumas das principais dificuldades desses docentes relacionadas à avaliação, que vão desde questões emocionais dos alunos até o apoio da equipe pedagógica da escola.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo à Instituição - CARLOS MENEZES DE SOUZA JÚNIOR