Banca de DEFESA: VALÉRIA DE JESUS PADILHA

DISCENTE: VALÉRIA DE JESUS PADILHA
DATA: 31/05/2022
LOCAL: Plataforma Google meet - a confirmar
TÍTULO: UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA SOBRE A PRESENÇA DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM PROVAS DO ENEM DE 2017-2020
PALAVRAS-CHAVES: Sólidos geométricos. Praxeologias matemáticas. Provas do ENEM. Ensino médio.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

Esta dissertação apresenta uma pesquisa que teve como objetivo analisar quais são as praxeologias matemáticas relacionadas aos sólidos geométricos presentes em provas do Enem nas edições de 2017 até 2020. A razão para este objeto deve-se ao fato de avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), influenciarem e serem influenciadas pelas orientações curriculares e didáticas presentes em documentos oficiais para o ensino médio, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). O Enem é uma avaliação de larga escala no âmbito nacional, servindo de indicativo para análise/criação de políticas públicas a esse nível de ensino brasileiro; para o ingresso de estudantes de todo o país em universidades públicas e privadas, em alguns casos, até em instituições de outros países. Ao ter em conta a importância desse exame, além da problemática acerca do ensino de geometria, mais especificamente, os sólidos geométricos e instigadas pelo problema de pesquisa presente na Teoria Antropológica do Didático (TAD), buscamos compreender como este objeto matemático vive nessa avaliação e em quais condições e restrições isto ocorre. Deste modo, por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter documental, nos fundamentamos nos pressupostos de Chevallard e Gáscon, para analisar as dimensões epistemológicas, econômicas e ecológicas relacionadas ao nosso problema de pesquisa. Nas dimensões econômica e ecológica, analisamos a presença dos sólidos geométricos em documentos curriculares nacionais do ensino médio (PCNEM e PCN+), além de analisarmos dois livros didáticos de matemática do 2º ano desse mesmo nível de ensino, aprovados pelos PNLD’s vigentes ao período de realização das provas escolhidas para análise (PNLD 2015 e PNLD 2018). Na análise dessas dimensões, percebemos uma ênfase dada, principalmente pelos livros didáticos, à geometria métrica contendo um número considerável de tarefas voltadas ao cálculo das medidas de área da superfície e de volume dos sólidos. Ou ainda, para descobrir medidas que não estão explicitadas. Realizar essas análises possibilitou a elaboração do nosso Modelo Praxeológico de Referência (MPR) e, como o próprio nome explicita, esse modelo serviu de referência para a nossa análise praxeológica das provas do Enem de 2017 a 2020, com a qual inferimos que há uma predominância de tarefas voltadas ao cálculo de medidas de volume.

Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Externo à Instituição - SADDO AG ALMOULOUD

Notícia cadastrada em: 23/05/2022 08:52