Banca de DEFESA: EVELYN DOS SANTOS NASCIMENTO

DISCENTE: EVELYN DOS SANTOS NASCIMENTO
DATA: 29/04/2022
TÍTULO: Argumentação no Ensino de Operações com Números Inteiros
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação Justificativa; Ensino de Matemática; Operações com Números Inteiros.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Ao considerarmos o desempenho em avaliações externas, como o PISA, por exemplo, percebemos um enorme contingente de estudantes que não estão conseguindo atingir o nível desejado de proficiência em matemática. Acreditamos não ser possível apontar exclusivamente um responsável por tal situação. No presente trabalho, destacamos duas variáveis fundamentais no processo de ensino, que exercem forte influência na aprendizagem do aluno, que são o professor e o livro didático. O professor, sendo o responsável em mediar o conhecimento a ser ensinado ao aluno e o livro didático, recurso de consulta tanto do aluno como do docente, devem apresentar um sólido conhecimento não abarcando, exclusivamente, conceitos e fórmulas, como também procedimentos e formas de raciocínio que possam justificá-los. Nessa perspectiva, atribuímos à argumentação no ensino de matemática um papel de grande relevância para esse fim, considerando-a como a expressão do raciocínio, além de contribuir para a compreensão dos conhecimentos matemáticos. Na educação matemática, a argumentação pode ser calassificada, segundo Sales (2010) e Attie (2016), em duas categorias, explicativa e justificativa e é partir desta caracterização que delineamos o presente estudo. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo identificar os tipos de argumentos utilizados no ensino das operações fundamentais com números inteiros, a partir de discursos de professores da educação básica e de textos de livros didáticos, indicados pelo Guia do Plano Nacional do Livro e Material Didático, o PNLD, de 2020. Quanto à metodologia, consideramos que nossa pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, com aspectos exploratório e descritivo. Nosso processo de coleta dos dados foi realizado em duas partes, inicialmente com a busca e análise das obras didáticas, em um total de onze livros, e com a posterior aplicação de um questionário e realização de entrevistas semiestruturadas, individualmente e de forma remota, com quatro professores(as) da rede pública de ensino e atuantes no nível do Ensino Fundamental. A partir da análise dos dados coletados, de acordo com a técnica da Análise de Conteúdo, constatamos que, em sua maioria, os autores dos livros didáticos, apesar de apresentarem recursos mínimos para uma argumentação justificativa, mostram uma escassez de repertório em relação à apresentação do conteúdo. Já em relação aos dados obtidos com os(as) professores(as), observamos dois cenários distintos diante da classe dessas operações. Para a adição e subtração, apontamos que o foco maior está na argumentação justificativa, através do uso de situações contextualizadas para significar tais operações, enquanto na multiplicação, há uma inversão nesta postura, em que a concentração reside na argumentação explicativa, atestado pela recorrência diretamente das regras e da falta de uma fundamentação para os procedimentos.

Presidente - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Interno - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Externo ao Programa - 1528716 - MARTA ELID AMORIM MATEUS

Notícia cadastrada em: 19/04/2022 11:39