Banca de DEFESA: MAYNARA MENEZES NUNES

DISCENTE: MAYNARA MENEZES NUNES
DATA: 31/03/2022
LOCAL: Campus São Cristóvão, São Cristóvão - SE
TÍTULO: A CIRCULAÇÃO DE CONHECIMENTOS NAS ATAS DO ENPEC SOBRE A INTEGRAÇÃO DAS ARTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Arte; Ciência; Ensino de Ciências

A presente dissertação teve como objetivo desenvolver a construção de um Estado da Arte para investigar a produção de trabalhos publicados nas Atas do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa de Ciências (ENPEC), que versavam sobre a integração entre Arte e Ciência no Ensino de Ciências, o que conduziu à compreensão das relações existentes nos trabalhos sobre a integração da arte no ensino de ciências. A teoria do conhecimento de Ludwik Fleck fundamentou a pesquisa no âmbito epistemológico e metodológico e permitiu realizar a caracterização dos tipos de circulação de conhecimento presentes nas atas do ENPEC. A busca pelos artigos contemplou todos os anos que o evento citado foi realizado, com exceção de apenas um desses anos, uma vez que esses mesmos trabalhos estavam retidos e sem acesso para a pesquisa. Os artigos foram escolhidos a partir de seus títulos e resumos, ou seja, precisava estar presente a relação com algum tipo de arte conhecida; passaram pela fase de clivagem, isto é, por critérios de exclusão e inclusão para a escolha daqueles que iriam compor a amostra, logo após, os trabalhos selecionados foram tabulados e analisados. De tal maneira que foi possível identificar o quantitativo dos trabalhos, os tipos de arte mais utilizados na construção dos trabalhos, seus locais de origem e a que público esses trabalhos estavam direcionados. Após o fim das análises, foi possível delinear as conjunturas acerca da circulação de pensamentos encontradas na amostragem. Foram identificadas tanto a circulação intercoletiva de ideias bem como a circulação intracoletiva de ideias. Esta identificação deu-se por meio da análise de um conjunto de características que permitiram definir a ocorrência e o tipo de circulação que acontecia entre os artigos, como a maneira como as relações arte/ciência são abordados nos artigos, os métodos e as técnicas utilizadas pelos autores, as áreas de conhecimento que estão pesquisando sobre essa temática e formação dos autores dos artigos, as universidades de origem dos autores, quais autores foram citados em uma quantidade significativa de vezes. Assim, foi possível detectar com a leitura dos artigos, que apesar de existir fortes evidências de circulação do pensamento entre os trabalhos analisados, essa área do saber ainda se encontra em construção, muitos autores advêm de diversos outros campos do saber e pesquisam sobre a temática em questão, uma vez que a formação social humana é regada a relações interpessoais que refletem também no fazer científico; bem como foi possível concluir que essa seara do saber ainda está em construção, o que nos aponta a necessidade de estudos mais detalhados a respeito dessa temática.

Externo ao Programa - 1552042 - ALEXANDRA EPOGLOU
Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA