Banca de DEFESA: ADELMA TALLINE SILVA

DISCENTE: ADELMA TALLINE SILVA
DATA: 30/03/2022
LOCAL: Virtual
TÍTULO: Casos investigativos como uma ferramenta didática para a mobilização de capacidades do Pensamento Crítico no ensino de química: uma análise sob a perspectiva do Design Research
PALAVRAS-CHAVES: Casos Investigativos; Pensamento Crítico; Design Research
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

No Ensino de Ciências para a Educação Básica discute-se a Literacia Científica como mediação para construção do conhecimento científico e desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC). Diversos estudos vêm sendo realizados sobre estratégias de ensino que sejam potencialmente favoráveis para o desenvolvimento do Pensamento Crítico. Como mais uma alternativa, podemos trazer o emprego de Casos Investigativos (CI) como uma proposta de ensino promotora da Literacia Científica e de capacidades do PC. Nesta pesquisa objetivou-se investigar como os CI podem ser utilizados, quanto uma estratégia didática, para mobilizar as capacidades do Pensamento Crítico em aulas de Química, isso na percepção de um grupo de professores em formação inicial. Por se configurar em uma intervenção planejada com o envolvimento do pesquisador em relação ao grupo envolvido no problema, que buscou examinar os efeitos dessa intervenção, essa pesquisa é do tipo pesquisa-ação com pilares da pesquisa qualitativa. Considerando um processo de validação de CI, foi preferido neste estudo o Design Research, uma metodologia de pesquisa em desenvolvimento que permite a projeção da produção de estratégias de ensino em etapas cíclicas buscando o aprimoramento do material produzido, que no caso dessa pesquisa buscou responder à questão de pesquisa de como os CI podem ser utilizados, como uma estratégia didática, capaz de mobilizar capacidade do PC em aulas de Química. Desse modo, essa pesquisa visou a produção e validação de CI junto a um grupo de licenciandos, membros do Programa Apoio Pedagógico Licenciandos/as na Escola – PROLICE – Núcleo de Química – da Universidade Federal de Sergipe. Para isso, o percurso metodológico encontra-se estruturado na Design Research, mediante um sistema de elaboração-validação-reelaboração de CI, na qual as validações sucessivas, que serão realizadas durante um curso de formação, configuram-se como parte do processo de geração de conhecimento sobre o material que se busca desenvolver para atender um determinado objetivo. Tais validações, transcorreram mediante a análise dos CI elaborados, questionários, discussões sobre CI e PC e produção de uma Sequência de Ensino Investigativa. A interpretação dos dados desse processo de validações aconteceu através da técnica Análise de Conteúdo, pois permite realizar inferências sobre a viabilidade e as reformulações do primeiro protótipo. Entre alguns dos resultados alcançados, observou-se que os elementos essenciais para a elaboração de um bom Caso Investigativo são relevantes para compreender e auxiliar a produção dessa estratégia didática, assim como pode-se notar que a partir dos procedimentos adotados na pesquisa foi possível observar indícios de mobilização das capacidades de “Focar uma questão”; “Fazer e avaliar induções”; “Decidir sobre uma ação” e “Interagir com outros” do Pensamento Crítico. Identificou-se também, que embora as atividades tenham sido pensadas para expressarem essas capacidades de Pensamento Crítico as atividades expressam capacidades de diversas áreas.

Presidente - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Interno - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Externo à Instituição - BRUNO FERREIRA DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 18/03/2022 10:44