Banca de DEFESA: FERNANDA SEABRA FELIX

DISCENTE: FERNANDA SEABRA FELIX
DATA: 31/03/2022
LOCAL: Plataforma MEET on line
TÍTULO: VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES ACERCA DAS ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO APLICADAS NAS AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA.
PALAVRAS-CHAVES: Educação. BNCC. Valores. Cultura de paz.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Atualmente é percebido o quanto se tem falado sobre educação, principalmente no que diz respeito às novas demandas que vão surgindo perante as contínuas inovações tecnológicas, pelas quais a sociedade está sendo submetida. Diante dessas perspectivas, surge a necessidade de mudanças de comportamento em prol do desenvolvimento de habilidades que promovam nesses indivíduos a capacidade de se tornarem adaptáveis, flexíveis, independentes e com responsabilidades para atuarem como cidadãos ativos, participando da construção de uma sociedade justa e igualitária e não somente cidadãos que movem o mercado de trabalho. Para tal, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018), propõe um conjunto de competências a serem desenvolvidas nos estudantes de todo o país, dentre estas, o Projeto de vida, tendo como objetivo central fazer com que os alunos sejam capazes de tomadas de decisões com base em valores e princípios trabalhados no espaço escolar. No tocante aos desafios que se impõem perante os caminhos para prevenção da violência escolar, (Charlot, 2002 e Sposito, 2012) corroboram com o mesmo pressuposto de que a instituição escola deve apresentar uma ressignificação em seu papel, ou seja, possibilitar em seu interior práticas pedagógicas que propiciem novas perspectivas de modo a atribuir significados positivos durante o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Contudo, a presente pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética/UFS com o CAEE: 51235021.1.0000.5546, apresenta-se do tipo exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa, cujo objetivo principal visa promover uma reflexão acerca da violência escolar numa perspectiva de refletir sobre estratégias de prevenção/redução, desenvolvidas pelos docentes envolvidos no componente curricular Projeto de Vida, nas escolas de ensino médio integral do Estado de Sergipe, onde foi utilizado para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e o tratamento de dados, a Análise Textual Discursiva, contando com a participação de cinco docentes da rede que ministraram o Projeto de Vida antes como também durante a pandemia do COVID-19. Deste modo, os resultados nos mostraram dois tipos de práticas recorrentes no espaço escolar quando referidas à prevenção/redução de violência: ações de mobilização de comportamentos que visam boa convivência e tolerância; e ações interventivas, onde estas revelam práticas docentes aplicadas por alguns dos professores de forma intencional, de cunho preventivo, porém pontuais e descontínuas. Diante desta perspectiva, sugere-se que as práticas de prevenção precisam ser desenvolvidas ao longo do processo de ensino e aprendizagem, principalmente neste novo componente curricular, cuja intencionalidade é de desenvolver o socioemocional de seus educandos para que construam relações interpessoais favoráveis ao seu desempenho tanto na esfera pessoal como profissional.

Presidente - 2926781 - YZILA LIZIANE FARIAS MAIA DE ARAUJO
Interno - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA