Banca de DEFESA: AILA MAIARA SANTOS NASCIMENTO

DISCENTE: AILA MAIARA SANTOS NASCIMENTO
DATA: 23/02/2022
LOCAL: LEM
TÍTULO: UMA CARACTERIZAÇÃO DAS FINALIDADES DOS MATERIAIS DIDATICOS PARA A CONSTITUIÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR QUE ENSINAVA MATEMÁTICA A PARTIR DE REVISTAS PEDAGOGICAS (1902-1958)
PALAVRAS-CHAVES: Materiais Didáticos. Saberes profissionais. Revistas Pedagógicas.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como intento caracterizar as finalidades dos materiais didáticos na constituição do saber profissional do professor que ensinava matemática a partir de revistas pedagógicas publicadas durante a primeira metade do século XX. Os entendimentos para os exames das fontes foram baseados em Souza (2013) para materiais didáticos, Valente (2019) para a constituição de saberes profissionais e Morais, Bertini e Valente (2021) para matemática do ensino e seus constituintes: sequência, graduação, significado e exercício / problema. Para atingir o objetivo proposto foram exaninadas as revistas: Revista de Ensino, Revista Educação, Revista Escolar, Revista do Professor localizadas nos estados de São Paulo, Alagoas e Ceará, totalizando trinta e nove (39) artigos que apresentavam referências explicitas aos materiais didáticos. A partir dos exames foi possível identificar materiais didáticos como: Carta de Parker, tornos, bolinhas, palitos, laranjas, folha de papel, tabuada, torno mecânico para abordar conceitos relacionados aos números, as operações aritméticas e as frações. Tais materiais didáticos foram caracterizados com finalidades diferentes: como uma representação de forma que o aluno pudesse estabelecer semelhanças e diferenças e despertar o senso de quantidade por meio da imaginação, percepeção, associação a partir de questionamentos do professor; com a finalidade de manipulação, para a conformação de números e fração em que os alunos poderiam utilizar objetos do cotidiano para fixar conceitos, a partir do tato ou da visão; e com a finalidade de construção de figuras geométircas, por exemplo, baseados em questionamentos e de materiais didáticos auxiliares. Tais finalidades foram identificadas a partir do uso das categorias de análise: graduação, significado e exercício / problema que permitiram associar esses constituites de uma matemática do ensino como parte de um processo de constituição do saber profissional do professor que ensinava matemática.

Presidente - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA