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Banca de DEFESA: DANIELLE GUIMARÃES DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE GUIMARÃES DE ANDRADE
DATA: 22/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma do google meet
TÍTULO: ANÁLISE DE AULAS REMOTAS A PARTIR DA TEORIA DO CÓDIGO DE LEGITIMAÇÃO: A PESQUISA COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA
PALAVRAS-CHAVES: Teoria do Código de Legitimação, Dimensão Semântica, Pesquisa-ação, Metacognição, Ensino de Química.
PÁGINAS: 238
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

O presente estudo buscou auxiliar professores de química atuantes no Ensino Básico que se encontram em processo de formação continuada, a entenderem sua prática a partir de aportes teóricos. Para isso, delineamos a pesquisa através da estratégia de investigação intitulada Pesquisa-ação, buscando assessorar processos metacognitivos que permitem apontar os problemas e estabelecer possíveis soluções para o ensino de ambos. Como estrutura analítica que permite observar os princípios organizacionais subjacentes a prática, utilizamos a Teoria do Código de Legitimação (TCL) como ferramenta para visualização das características pedagógicas. A estruturação da pesquisa foi construída aos moldes do formato Multipaper, que possibilita uma apresentação de múltiplas abordagens através de uma coletânea de artigos publicáveis. No primeiro artigo, utilizamos a metodologia de mapeamento educacional, de caráter exploratório, para entender os aspectos e utilizações da TCL no âmbito educacional. Exploramos então, as concepções teóricas que auxiliaram a construção da TCL e analisamos dispositivos de tradução voltados para o ensino de química, construindo uma nova ferramenta de análise específica para aulas de química remotas, no segundo artigo. E por fim, no terceiro estudo de caráter empírico, analisamos aulas remotas de química dos dois professores participantes, através da Teoria de Código de Legitimação e sua Dimensão Semântica, organizada pelos códigos semânticos de Gravidade e Densidade, com o objetivo de aproximar o campo da pesquisa e o processo de formação continuada desses, buscando compreender as relações entre as ações pedagógicas e a qualidade da aprendizagem dos estudantes. Os resultados apontaram que os processos de metacognição sobre estratégias de ensino a partir da própria prática de professores de química possibilitam reflexões e mudanças, servindo como feedbacks fundamentados em nível teórico-analítico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Interno - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Externo à Instituição - ADEMIR JESUS DA SILVA JUNIOR

Notícia cadastrada em: 10/02/2022 19:32
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