Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CYNTHIA DA SILVA ANDERSON
DATA: 30/11/2021
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/dyc-bsfb-tgf
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: concepções e práticas do professor que leciona Matemática no Município de Estância/SE
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação da Aprendizagem. Concepções e Práticas. Professor de Matemática.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:
A presente pesquisa de abordagem qualitativa, com viés no estudo de caso, tem como objetivo central compreender as concepções de docentes de Matemática atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, em duas instituições públicas de ensino no município de Estância/SE, acerca da avaliação da aprendizagem em Matemática. No tocante aos procedimentos teórico-metodológicos será utilizado o instrumento de geração de dados, Balanço do saber, criado por Bernard Charlot (1996), no qual os professores participantes da pesquisa, contarão através de narrativas escritas suas memórias, descreverão fatos de sua vida estudantil que deixaram marcas tanto pessoal, como profissional. O Balanço do saber, será complementado por entrevista semiestruturada com oito professores, contribuindo com a interpretação e atribuição de significados aos dados, conforme estudos qualitativos. Para a análise das entrevistas será usada a técnica de análise do conteúdo sob a ótica de Laurence Bardin(1997). Para fundamentar teoricamente esta pesquisa serão utilizados autores que discutem Avaliação da Aprendizagem e Avaliação da aprendizagem Matemática, a exemplo, Hoffman (2009), Luckesi (2008), (2011), Buriasco, D’Ambrósio (1993), Fiorentini (1995), Samishima (2008), Zabala (1998) dentre outros.