Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE LUIS SANTOS

DISCENTE: ANDRE LUIS SANTOS
DATA: 30/09/2021
LOCAL: Plataforma do google meet
TÍTULO: ARGUMENTAÇÃO MATEMÁTICA NOS PROJETOS INTEGRADORES DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 2021
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Matemática. Livro didático de Matemática.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O ensino de Matemática, de maneira geral, está limitado a um processo de memorização de fórmulas e regras matemáticas, de modo que os alunos não são capazes de relacionar os conteúdos ao meio que os cerca. Assim, o discente progride em relação ao ano/série, mas não aprende a ter uma postura reflexiva. Com as reformas curriculares educacionais, discute-se, nos últimos anos, as Diretrizes Educacionais da Base Nacional Comum Curricular. Esse conjunto de documentos norteadores do ensino, apontam para a importância de o aluno aprender a desenvolver competências e habilidades para a formação ao longo da educação básica. Nesse sentido, consolidou-se uma linha de condução do ensino na perspectiva do letramento matemático. Conquanto, há uma indagação que precisa de resposta. Como a argumentação está sendo implementada no livro didático de Matemática no PNLD 2021? Nesse sentido, está pesquisa pretende fomentar a discussão sobre esse assunto, dando-lhe visibilidade e contribuindo para o avanço das pesquisas sobre o ensino de Matemática na Educação Básica, após a implantação da BNCC. Para tanto, assumiu-se a metodologia da pesquisa documental. Fez-se aqui um recorte com foco na verificação da argumentação e fundamentação nos documentos oficiais norteadores do corpus desta pesquisa, tais como LDB (1996), PCNs (1997), BNCC (2018), com a intencionalidade de evidenciar a abordagem da caracterização à presença da argumentação. Como arcabouço teórico desta pesquisa, optou-se por Leitão (2011), Attie (2016), Triantafillou, Spiliotopoulou e Potari (2016), LIN (2018), Sá & Attie (2020). Desta forma ampla, categoriza-se como explicativa e justificativa, concluindo análises arregimentada nas suas subcategorizações. Como principal viés essa análise de argumentação se propõe verificar no mapeamento vertical e horizontal o que está posto nas produções científicas de argumentação na Educação Matemática bem como analisar as categorias Attie (2016) e a partir dessa pesquisa a construção das subcategorias (empírico, empírico-lógico e lógico), da argumentação nos livros didáticos da matemática do Ensino Médio (PNLD/2021).

Presidente - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Interno - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE
Externo à Instituição - MARCUS BESSA DE MENEZES

Notícia cadastrada em: 03/09/2021 16:55