Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE GUIMARÃES DE ANDRADE
DATA: 30/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma do google meet
TÍTULO: ANÁLISE DE AULAS REMOTAS A PARTIR DA TEORIA DO CÓDIGO DE LEGITIMAÇÃO: A PESQUISA COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA
PALAVRAS-CHAVES: Teoria do Código de Legitimação, Dimensão Semântica, Pesquisa-ação, Meta-aprendizagem, Ensino de Química.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:
O presente estudo buscou analisar aulas remotas de química de dois professores da Educação básica através da Teoria de Código de Legitimação e sua Dimensão Semântica com o objetivo de aproximar o campo da pesquisa e o processo de formação continuada de professores, por meio da pesquisa-ação. Desse modo, analisamos Sequências de Ensino e Aprendizagem, buscando compreender as relações entre as ações pedagógicas de professores de química e a qualidade da aprendizagem dos estudantes. Como resultado, observou-se a necessidade de reformulação das Sequências de Ensino e Aprendizagem para melhor criação de Ondas Semânticas, alternado as forças semânticas da ferramenta de análise (Gravidade e Densidade Semântica). A partir da análise seguindo o processo de meta-aprendizagem para formação continuada, os professores criaram Matrizes Cartográficas para estruturação das preocupações didáticas apontando novos rumos para suas práticas pedagógicas.